Começou ontem (25), às 9 horas, e termina hoje (26), às 17 horas, a III Plenária de Mulheres da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do estado do Pará (Fetag-PA). O encontro que reuniu 200 pessoas, entre mulheres, homens e integrantes do movimento jovem, acontece em Belém, no auditório do INSS. A plenária tem como objetivo reivindicar políticas públicas de gênero ao governo do estado e discutir a pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas 2007.
"Terra, água e agroecologia: um instrumento de desenvolvimento das mulheres no campo" e "Políticas Sociais como instrumento de desenvolvimento sustentável e permanência das mulheres no campo", foram os temas das duas mesas redondas que aconteceram ontem. Participaram das discussões a secretária de Justiça do estado, Socorro Gomes, o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura do estado, José Raimundo Portilho, representantes da Secretaria de Trabalho do estado, do Incra, da Emater e do Banco do Brasil."O saldo das discussões foi positivo. Conseguimos da Secretaria de Agricultura apoio financeiro para os 10 grupos de trabalhos de mulheres", disse Elciana da Costa Gonçalves, coordenadora de mulheres da Fetag-PA. Segundo ela, há mais de dois anos que as agricultoras tentam financiamentos para projetos na área de artezanato, criação e plantação.
Na ocasião da plenária, as trabalhadoras aprofundaram as discussões sobre a pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas e, segundo a coordenadora, alguns temas deverão ser reafirmados. "É o caso da questão do acesso ao Pronaf Mulher e do programa de documentação da trabalhadora que precisa ser adequado às realidades geográficas do Pará", defende. "Para nós a Marcha das Margaridas já começou", afirmou Elciana. A Federação do Pará pretende levar cerca de 1.200 mulheres à Brasília.
Hoje começa em Belém a Conferência estadual de Políticas para as Mulheres, preparatória para a II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que acontece entre os dias 17 e 20 de agosto, em Brasília . Cerca de 50 trabalhadoras rurais que participam da plenária da Fetag-PA, são também delegadas da Conferência. Por isso, se encontrarão às 19 horas com a Coordenadora Nacional de Mulheres e vice-presidente da CUT, Carmem Foro, que chega hoje no Pará para participar das discussões da Conferência.
Fonte: Emmanuelle NunesAgência Contag de Notícias