Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLANTIO DA SAFRA GANHA FÔLEGO C
Plantio da safra ganha fôlego com volta da chuva
WhatsApp

06 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
plantio da safra ganha fôlego c

Agricultores retomaram plantio de soja e de milho; apenas essas duas culturas devem gerar safra superior a 115 milhões de toneladas

MAURO ZAFALON

DA REDAÇÃO

Ameaçada nas últimas semanas pela seca, a safra agrícola recorde no país ainda pode ser concretizada no próximo ano. As chuvas voltaram e estão levando o produtor ao campo para recuperar o tempo perdido.

As condições da terra ainda não são as ideais, mas o plantio avança e em ritmo acelerado. Dados de ontem da Consultoria Céleres, de Uberlândia (MG), mostram que os produtores de soja já semearam 27% da área a ser destinada à oleaginosa na safra 2007/8. Há uma semana, esse percentual estava em 15%.

As chuvas vão permitir também o avanço no plantio de milho, que já soma 51% da área. Nesse caso, o tempo para os produtores fica mais curto, uma vez que o período ideal para o plantio já passou.

No caso da soja, dependendo da região, os produtores têm até dezembro para semear. Um atraso no plantio da soja, no entanto, diminui a área que será destinada à safrinha de milho no próximo ano.

A Safras & Mercado também divulgou previsão de plantio ontem e, pelos cálculos de técnicos da empresa, 30% da área já está semeada.

Leonardo Sologuren, analista da Céleres, diz que, apesar do atraso inicial no plantio, ainda é possível o país colher safras recordes de soja e de milho. "Novembro é um período crucial. Se houver nova estiagem, haverá queda de produtividade, principalmente no milho, que tem a primeira floração."

Confirmada uma safra nacional recorde de grãos e a manutenção de preços atraentes no mercado externo, o produtor teria um cenário bastante favorável para o próximo ano.

Os projetos de produção de biocombustíveis continuam aumentando no exterior e, no Brasil, entra a obrigatoriedade de mistura de 2% de biodiesel ao diesel.

Anderson Galvão, também da Céleres, reafirma que o cenário para o setor de grãos é bom no momento. "Estamos vivendo o terceiro choque do petróleo, o que eleva os preços desses produtos."

Na avaliação dele, os preços médios da soja mudaram de patamar e os US$ 6 por bushel (27,2 quilos) em Chicago e os US$ 10 por saca no Brasil já não existem mais. É preciso saber como esses custos vão impactar a economia, afirma Galvão.

Os benefícios desse cenário, no entanto, podem ter pouco efeito no bolso do produtor devido à valorização do real, aos custos de logística e ao aumento nos preços dos insumos.

Se pelo lado dos preços as perspectivas são boas, o mesmo não ocorre com câmbio, infra-estrutura e custos de produção. A desvalorização da moeda norte-americana diminui a rentabilidade do produtor, que só não está mais abalada devido à valorização das commodities no mercado externo, diz Sologuren.

Outro gargalo para os produtores será a infra-estrutura. Pela primeira vez, o país vai conviver com uma safra superior a 115 milhões de toneladas apenas com as produções de soja e de milho. A pressão por transporte também vai ajudar a aumentar os preços.

Os produtores devem preparar o bolso também para o aumento dos preços das indústrias de insumos, que, após reduzirem suas margens nas duas últimas safras, prometem recuperá-las nesta.

Plantio

Na avaliação da Céleres, o Brasil deve semear 22,5 milhões de hectares de soja e colher 63,1 milhões de toneladas. A liderança de produção fica com Mato Grosso, que deve atingir 18,6 milhões de toneladas. Na avaliação da Céleres, o Paraná vem a seguir, com 12 milhões de toneladas.

Já o milho deve ocupar 13,9 milhões de hectares, dos quais 9,5 milhões nesta safra de verão. A produção total prevista é de 52 milhões de toneladas nas duas safras -verão e safrinha.

A safra de verão deve atingir 38 milhões de toneladas, nos cálculos da Céleres. Já a safrinha deve ficar próxima de 14 milhões. O Paraná, líder de produção tanto na safra de verão como na safrinha, deve colher 13,9 milhões de toneladas.

Uma boa safra será fundamental para os produtores recomporem a renda perdida nas safras recentes, principalmente porque os preços externos estão em alta.

Mesmo com previsões de safras recordes, internamente os preços da soja estão aquecidos, e as indústrias de processamento obtêm maiores margens de esmagamento do que com as exportações, tanto para farelo como para óleo.

Externamente, os preços da soja continuam pressionados e o mercado olha para o futuro. Se os Estados Unidos elevarem o plantio de milho para a produção de álcool, cai a área para a soja. Nesse caso, os estoques norte-americanos, já restritos, ficam ainda mais apertados, elevando os preços.

No caso do milho, o mercado está ainda mais restrito, na avaliação de Sologuren. A matéria-prima é disputada internamente pela avicultura (que também pressiona os preços do farelo de soja) e externamente pelos importadores. Estes devem levar pelo menos 10 milhões de toneladas do produto brasileiro neste ano, um volume recorde.

O clima também passa a ser um fator de peso nos preços do milho. Uma complicação no clima vai dificultar ainda mais a chegada do milho precoce, colhido a partir de janeiro.

O cenário externo também é favorável ao milho. O consumo continua aquecido pelas indústrias de álcool, que disputam o produto com as indústrias de ração animal, principalmente nos países emergentes. Sologuren diz que os europeus também aumentaram a procura por milho neste semestre devido à quebra na safra de trigo. FONTE: Folha de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico