O Dia da Árvore é celebrado anualmente no dia 21 de setembro. A data foi escolhida em razão do início da Primavera e tem como objetivo principal a conscientização sobre a importância da preservação desse bem tão valioso, desse grande símbolo da natureza.
Infelizmente, o cenário não é de comemoração. O desmatamento é crescente em nosso País e afeta diretamente a vida de toda a população. Existem várias espécies em extinção, a exemplo do mogno, do jacarandá, do pau-brasil e do pinheiro. Podemos observar as mudanças climáticas, o aumento do período de seca em várias regiões, com a redução acentuada da umidade relativa do ar, assoreamento de rios, erosões, perda de biodiversidade, entre outros impactos causados pelo desmatamento.
“A árvore é realmente um grande símbolo para toda a população, principalmente para a agricultura familiar. Ela produz oxigênio, alimenta e fortalece a produção da agricultura familiar brasileira, ajuda no controle da temperatura, abriga várias espécies, entre outros benefícios que valorizamos demais e é por isso que os agricultores e agricultoras familiares têm o compromisso cuidar e conservar as árvores”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Malheiros.
E um país continental, como o Brasil, possui grande diversidade de árvores e cada região tem um símbolo diferente: na Região Norte temos a castanheira; no Nordeste a carnaúba; no Centro-Oeste o ipê amarelo; no Sudeste o pau-brasil; e no Sul a araucária.
“Portanto, ajude o Brasil, ajude o planeta. Plante uma árvore e dissemine essa prática”, incentiva a dirigente da CONTAG. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi