O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou nesta quinta-feira (15) o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) a especialistas da área. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que o Plano vai causar uma revolução no sistema atual de ensino. Todos os níveis foram analisados pelos especialistas responsáveis pela elaboração do plano, mas haverá ênfase especial na educação básica. Algumas medidas específicas beneficiarão em especial os jovens rurais.
O PDE prevê a distribuição de recursos e apoio técnico para municípios com indicadores de educação ruins. Segundo Haddad, o Ministério vai distribuir em 2007 cerca de R$ 1 bilhão para aproximadamente mil municípios com os piores índices de qualidadee recursos adicionais ao Fundo da Educação Básica (Fundeb).
Entre algumas medidas destacadas na educação básica, estão universalização dos laboratórios de informática, com criação do Proinfo rural; eletrificação das escolas públicas (o que pode beneficiar escolas do interior); ampliação do programa Bolsa Família para jovens de até 17 anos que receberão uma parcela do benefício se continuarem estudando; criação de piso salarial nacional do magistério; elaboração de uma Prova Brasil para crianças de seis a oito anos, para avaliar a alfabetização;produção de conteúdo digital multimídia; estabelecimento do programa Caminho da Escola, para melhoria do transporte escolar; e ações de educação no campo.
O Plano de Desenvolvimento da Educação foi apresentado aos educadores para que ofereçam sugestões à proposta, que será implementada por meio de portarias, decretos, projetos de lei ou portarias interministeriais. Segundo Haddad, a previsão é que o projeto fechado seja divulgado em abril e que as medidas comecem a ser aplicadas ainda neste ano.
Fonte: Assessoria do MEC