Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PF PRENDE DIRETORES DA COPERVAL
PF prende diretores da Copervale acusados de fraudar leite longa vida
WhatsApp

23 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
pf prende diretores da coperval

Após três meses de investigações, a Polícia Federal deflagrou ontem a operação "Ouro Branco", com o objetivo de combater crimes contra a saúde pública e relações de consumo. A Cooperativa de Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Copervale), com sede em Uberaba, e a Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil), da cidade de Passos, no Sul de Minas, tiveram as produções de leite longa vida integral lacradas pela Justiça. As duas cooperativas produzem juntas aproximadamente 450 mil litros de leite por dia, dos quais 150 mil pertencem à cooperativa uberabense.

O trabalho foi realizado a partir de 6h desta segunda-feira, em conjunto com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, e contou com a participação de 200 agentes federais, os quais cumpriram 29 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão nas duas cidades, expedidos pela Justiça Federal.

As investigações confirmaram denúncias de que as cooperativas misturavam substâncias não permitidas ou permitidas, porém, além da dosagem máxima admitida por lei, ao leite integral de caixinha, tornando o produto impróprio para consumo humano. O laudo do exame providenciado pela PF apontou excesso de produção alcalina em uma mistura que representa 10% do leite (aumentando a quantidade) e conteria soda cáustica, ácido cítrico, citrato de sódio, água, sal e açúcar.

Além disso, existe a suspeita da utilização de peróxido de hidrogênio (água oxigenada), com o objetivo de recuperar leite já em processo de deterioração, e ao mesmo tempo enganar os chamados exames de crioscopia, que analisam o alimento antes da liberação para o consumo. Segundo o promotor da Defesa do Consumidor e Saúde, João Vicente Davina, a suspeita é de que a fraude estivesse sendo cometida há cerca de três anos.

O Ministério Público determinou a apreensão cautelar de todo o estoque existente nos estabelecimentos comerciais que revendem o leite integral, com o apoio do Procon Estadual. Além do leite marca Centenário, não devem ser comercializadas as marcas Calu e Parmalat, que adquirem o produto da Copervale. Os estoques foram lacrados por dez oficiais do MP Estadual, e o proprietário de cada estabelecimento deixado como depositário fiel dos produtos, até que novas análises fiquem prontas.

Em Uberaba foram presas 19 pessoas no período da manhã, incluindo três diretores da Copervale: Luiz Gualberto Ribeiro Ferreira, Luiz Ricardo Freire Resende e José Afonso de Freitas. Outros 14 presos são funcionários da cooperativa, dos quais 13 acabaram sendo liberados ontem mesmo. À tarde, os agentes cumpriram mais dois mandados de prisões, em desfavor de funcionário do Ministério da Agricultura e responsável pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), que autoriza a venda do leite, e de Pedro Renato Borges, engenheiro químico da empresa. É investigada a possível participação de outras pessoas na fraude.

De acordo com o delegado chefe da PF em Uberaba, Davidson José Chagas, as prisões temporárias de cinco dias podem ser revogadas, prorrogadas ou até mesmo transformadas em preventivas. FONTE: Jornal da Manhã ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico