Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PF DESMONTA ESQUEMA DE VENDA DE
PF desmonta esquema de venda de queijo vencido
WhatsApp

29 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
pf desmonta esquema de venda de

Gustavo Paul - O Globo; Jornal Nacional

BRASÍLIA E RIO - Uma semana depois de desmontada a fraude do leite adulterado, a Polícia Federal fez, nesta segunda-feira, a descoberta de outro esquema criminoso, ao apreender, também em Uberaba (MG), 16 toneladas de queijo com validade vencida. O produto era comprado em Goiás, reembalado e vendido para grandes supermercados do país com data de validade vencida ou próxima do vencimento. O dono da empresa, cujo nome não foi divulgado, está foragido. A região é a mesma em que foi descoberto o esquema do leite.

Em Brasília, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou medidas para aperfeiçoar a fiscalização sobre a produção de leite no Brasil. A principal das medidas, segundo ele, é o fim da presença de um só fiscal por empresa produtora de leite. A partir de agora, a fiscalização será feita por auditorias compostas por, no mínimo, três servidores, sendo dois médicos veterinários e um agente de inspeção sanitária, que poderão ficar o tempo que for necessário para averiguar toda a produção de laticínio. Atualmente, o Brasil tem 200 usinas de beneficiamento de leite voltadas exclusivamente para a produção de leite UHT. A auditoria será feita de forma aleatória e a intenção, segundo Stephanes, é de realizá-la pelo menos uma vez por mês.

- Esperamos que a nova fiscalização aumente a eficiência - disse Stephanes. - O sistema foi projetado para inibir fraudes como as detectadas em Minas, acrescentou, na primeira manifestação sobre o caso.

A ação começa a ser implementada, nesta terça-feira, em Minas e, gradativamente, em todo o país a partir da semana que vem. O foco será nos grandes produtores, que incluem ainda Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Outra medida do ministério é a intensificação de coleta de amostras de leite UHT de todas as marcas disponíveis, submetendo-as a análise laboratoriais para a avaliação da conformidade com os regulamentos técnicos. Pelo novo modelo, as fraudes serão encaminhadas ao Ministério Público. As empresas, a partir de agora, segundo o ministro, serão responsabilizadas criminalmente.

Boa qualidade

Durante a coletiva, o ministro Stephanes, defendeu a qualidade do leite brasileiro, apesar da revelação de um esquema de adulteração do produto pela Operação Ouro Branco da Polícia Federal.

- Eu recomendo sem dúvida alguma que se beba leite no Brasil. O fato de duas dúzias de pessoas desonestas e vigaristas terem adulterado um produto criou a dúvida em relação à qualidade do produto brasileiro, mas ele continua sendo de ótima qualidade -afirmou o ministro.

Análises

Apesar de o ministro da Agricultura recomendar o consumo de leite, garantindo que o produto não traz riscos à saúde, as irregularidades cada vez mais aparecem, ao mesmo tempo que a produção cresce. De acordo com o Ministério da Agricultura, de 355 amostras de leite industrializado, analisadas de janeiro a agosto, 59 estavam fora do padrão. Foram encontrados água, amido e até coliformes fecais acima dos níveis aceitáveis. O ministério abriu investigação e informou que as empresas que produziam o leite irregular foram multadas e o produto retirado do mercado.

Riscos à saúde

Um relatório sigiloso do Ministério Público Federal (MPF), cujo conteúdo foi divulgado nesta segunda-feira, confirma a contaminação do leite adulterado em cooperativas de leite do sul de Minas Gerais com peróxido de hidrogênio, que é conhecido como água oxigenada, e diz que o produto poderia causar danos à saúde.

Neste domingo, o autor das denúncias de fraude contra as duas cooperativas de leite mineiras revelou os detalhes da adulteração. Em entrevista exclusiva ao programa "Fantástico", da Rede Globo, ele contou que testemunhou tudo em julho deste ano. Ex-funcionário de uma das empresas acusadas, disse que descobriu que botavam água oxigenada e soda cáustica no leite em conversa com os próprios colegas. FONTE: O Globo ? RJ



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico