Rose Vidal
Com objetivo de apresentar o resultado das pesquisas realizadas pela UnitinsAgro no período de outubro de 2006 a outubro de 2007, a Unitins promove o II Seminário de Ciências e Tecnologias Agropecuárias nesta quinta-feira, 29 e sexta-feira, 30, na sede da Universidade, em Palmas.
As pesquisas são voltadas para a agricultura familiar e o evento espera reunir representantes do setor de vários municípios do Tocantins. Foram desenvolvidos mais de 40 projetos, sendo dez apresentados oralmente, em forma de palestra, no Seminário. "Projetos como o de Avaliação Agronômica de Variedade de Mandioca de Mesa em Palmas (TO) poderão ser aplicados perfeitamente na realidade da agricultura familiar", disse o diretor da UnitisAgro, Ronaldo Rodrigues Coimbra.
Ainda de acordo com Coimbra, o Seminário vem estabelecer uma interação entre pesquisadores, extensionistas, produtores e comunidade, levando à colaboração mútua e ao desenvolvimento da agropecuária tocantinense. O Seminário ainda vai levantar demandas para pesquisa da agricultura familiar.
CONSEPA
Na oportunidade, no dia 29, a partir das 9h, o Presidente do Consepa - Conselho Nacional de Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária, Baldonedo Arthur Napoleão, discorrerá sobre a "Atuação do Consepa e Oepa no panorama da Agricultura Familiar".
Dentre os principais objetivos do Consepa, estão: representar e defender os interesses dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária nas áreas técnico-científica, econômica e político-institucional; promover intercâmbio de conhecimento técnico-científico entre as Instituições Estaduais e outras entidades de Pesquisa Agropecuária, visando o crescimento das instituições, e elaborar, com os poderes públicos e entidades privadas de âmbito regional, nacional e internacional, como órgão técnico e consultivo, a discussão de assuntos relacionados à agropecuária.
Em todo o País, existem 17 regionais da Oepa?s - Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária, e, no Brasil, apenas a Unitins, no âmbito universitário, possui estatus de Oepa. FONTE: A Notícia ? TO