Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Pesquisa sobre dados do Pronera indica que CONTAG foi a organização que mais demandou cursos ao programa
WhatsApp

25 de Junho de 2015


Arquivo MDA
TEMAS RELACIONADOS:
educação do campo

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) é uma das organizações mais atuantes do campo brasileiro, de acordo com a II Pesquisa Nacional sobre a Educação da Reforma Agrária (II PNERA), lançada na semana passada, em Brasília. A CONTAG foi a organização que mais demandou cursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera): foram 207 cursos demandados por nossa confederação, de um total de 525.

A II PNERA foi realizada em parceria pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que são os responsáveis pela coordenação nacional do projeto. Os objetivos desta pesquisa foram recuperar e sistematizar informações detalhadas sobre a história do Pronera, além de construir um banco de dados atualizável que registre e classifique as ações do programa. Os dados utilizados na pesquisa vão desde 1998, ano da criação do programa, até 2011.

O Pronera existe graças à demanda dos movimentos sociais e sindicais do campo e é destinado aos beneficiários do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), entre eles integrantes de comunidades quilombolas, e também do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A gestão do programa é participativa: os movimentos sociais e sindicais – entre eles a CONTAG – fazem parte da Comissão Pedagógica Nacional, dos colegiados estaduais e das comissões político-pedagógicas. Isso significa que temos a oportunidade de construir junto ao Incra e às instituições de ensino as bases para uma educação voltada para a realidade do meio rural de assentados, quilombolas e beneficiários do crédito fundiário.

Nesses 17 anos de existência, o Pronera promoveu a realização de 320 cursos no nível Educação para Jovens e Adultos (EJA), ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, envolvendo 82 instituições de ensino, 38 organizações demandantes, 244 parceiros e a participação de 164,8 mil educandos. Dados da pesquisa informam que os assentamentos de Reforma Agrária são a principal origem dos educandos de cursos do Pronera: correspondem a 79% do total. Os cursos de alfabetização foram os mais demandados: 52,2%, seguido pelo nível médio, com 30,9% e o nível superior, 16,9%.

De acordo com o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, os dados da II PNERA servirão de base para a elaboração de futuras propostas e pautas, além de servirem também como embasamento para a defesa da ampliação das demandas para a educação do campo, das águas e das florestas. “Lutamos para que essa se torne uma política de Estado, e não apenas um programa do Incra. O Pronera utiliza a metodologia da alternância, que é adequada à realidade da vida dos trabalhadores(as) rurais. Precisamos consolidar uma nova forma de educar nosso povo, que precisa trabalhar nas suas roças e também precisa estudar”, explica José Wilson.

Se você tiver interesse, veja a pesquisa completa neste link:

www.incra.gov.br/pronera/ii-pesquisa-nacional-de-educa-o-na-reforma-agr-ria-pnera---jun-2015 FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico