Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PESQUISA DÁ NOVO ALENTO AO ALGO
Pesquisa dá novo alento ao algodão
WhatsApp

09 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
pesquisa dá novo alento ao algo

O convênio prevê a liberação de cerca de R$ 260 mil para pesquisa em melhoramento genético que implique no desenvolvimento de novas cultivares de algodão de fibras branca e colorida. Inclui, ainda, a implantação de uma unidade demonstrativa de beneficiamento do produto na cidade. O objetivo é revitalizar a cotonicultura naquela região, escolhida pela ??grande disponibilidade de mão-de-obra ociosa que detém??. Segundo levantamento da Fundação Norte Rio Grandense de Pesquisa e Cultura, ??cerca de 51% da população encontra-se desempregada, necessitando de programas governamentais que promovam a geração de ocupação, emprego e renda??. O trabalho terá como foco a agricultura familiar. Dos cinco assentamentos existentes no município, dois devem ser beneficiados, com os ganhos atingindo a cerca de 150 famílias.

Valorizado

??Com o melhoramento genético queremos chegar a uma cultivar produtiva e com qualidade de fibra, que é a parte mais valorizada do algodão??, explica o pesquisador da Emparn e um dos coordenadores do projeto, Aldo Medeiros. Segundo ele, o trabalho deve render algodão nas cores rubi, safira, marrom, verde e o tradicional branco. O produto naturalmente colorido é mais valorizado no mercado por dispensar a coloração por produtos químicos. Chega a alcançar um preço cerca de 30% maior que o branco, encontrando demanda principalmente na indústria de confecções, na fabricação, por exemplo, de roupas infantis, antialérgicas, moda íntima, cama, mesa e até redes.

Para garantir os resultados desejados, os pesquisadores vão usar plantas cruzadas pela Embrapa Algodão. Em março planejam iniciar o plantio irrigado, que deve garantir algo em torno de 3 mil quilos de caroço por hectare, contra os mil kg/ha que conseguiriam com o cultivo de sequeiro, dependente das chuvas. Após a colheita o produto será beneficiado, separado por tipo e terá as propriedades testadas. ??Esse teste vai indicar comprimento, uniformidade, finura, maturidade, resistência, alongamento e tipo (grau de pureza das fibras), propriedades extremamente importantes no processo de fiação. Depois disso vamos produzir fio, tecido e levar essa produção ao mercado, revertendo o dinheiro obtido para os agricultores dos assentamentos??, diz o coordenador e autor do projeto pela UFRN, professor Moisés Vieira de Melo, do Departamento de Engenharia Têxtil, acrescentando que os dois assentamentos que apresentarem requisitos como infra-estrutura e solo adequados ao desenvolvimento da cultura algodoeira serão os escolhidos.

O convênio tem vigência de 24 meses, a contar de dezembro, quando foi assinado. Os recursos serão liberados pela Finep, agência financiadora vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, administrados pela Funpec e, segundo os coordenadores, aplicados na compra da máquina necessária ao beneficiamento, de material de irrigação, sementes e em outras despesas relativas ao projeto.

A expectativa é que, ao final do acordo, os agricultores assumam o cultivo e também possam aproveitar os subprodutos do algodão, entre eles óleo extraído do caroço, que serve para a alimentação ou para produzir biodiesel. ??Vamos colocá-los em contato com os principais consumidores. Em São Paulo, Santa Catarina e até numa empresa de Jardim de Piranhas (RN) há demanda garantida para o produto??, continua Melo, se referindo à fibra colorida, sem descartar a possibilidade de venda para outros países. Durante o período de vigência do convênio, diz ele, parte da fibra será vendida no mercado. A outra será usada na fabricação de tecidos. ??A receita será rateada entre os cooperados??, reforça ainda o professor.

Os testes caberão à UFRN. A Emparn ficará responsável por desenvolver e acompanhar a cultura, observando a adaptação das cultivares ao ambiente.

Renata Moura

Da equipe do Diário de Natal FONTE: Diário de Natal ? RN



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico