Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PERNAMBUCO DEVERÁ MOER A SUA ME
Pernambuco deverá moer a sua melhor safra, acreditam
WhatsApp

06 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
pernambuco deverá moer a sua me

A safra 2007/08 de cana-de-açúcar de Pernambuco será a melhor dos últimos anos, com uma estimativa de 18 milhões de toneladas de canas esmagadas.

A safra 2007/08 de cana-de-açúcar de Pernambuco será a melhor dos últimos anos, com uma estimativa de 18 milhões de toneladas de canas esmagadas. O volume representa 13% das 58 milhões de toneladas que devem ser esmagadas pelo Nordeste e os estados do Amazonas, Pará e Tocantins. Nas regiões Norte e Nordeste, a produção, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o crescimento da produção deverá ficar em 11,24%.

Baseados em números de novembro, o setor sucroalcooleiro prevê a produção de 4,3 milhões de toneladas métricas de açúcar e a 1,9 bilhão de litros de etanol. A maior parte do açúcar, 2,3 milhões, será exportada para a Rússia, Estados Unidos e países do Norte da África, do Oriente Médio e do Leste Europeu. Do etanol, 500 milhões de litros irão para o mercado externo, chegando à Coréia, ao Japão, à Suécia e também ao Norte da África e aos Estados Unidos.

Nesta safra, Pernambuco, segundo maior produtor do Nordeste, atrás apenas de Alagoas, e maior gerador de empregos por mil toneladas colhidas irá produzir 1,65 milhão de toneladas de açúcar e 370 milhões de metros cúbicos de álcool. Mesmo com um crescimento de 12% sobre a safra anterior, os produtores pernambucanos começam a sentir o amargor da alta oferta de açúcar no mercado internacional.

Segundo fontes do setor, o faturamento deve ficar em torno de R$ 1 bilhão, cerca de 35% a menos do que na safra passada. "É um ano muito difícil, agravado pela queda do dólar que afeta o resultado das exportações e dos preços internos". A queda dos preços no mercado internacional derrubou os preços para abaixo dos custos de produção.

A situação do Nordeste só será atenuada a partir de agora com a entressafra do Centro-Sul e uma maior valorização do álcool", diz o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco, Renato Cunha.

Com uma topografia acidentada e elevada, e instabilidade hídrica, os produtores pernambucanos não têm mais áreas para crescer e estão investindo em pesquisas para aumentar a produtividade a fim de superar a média da região de " - entre 57 a 60 toneladas por hectare e que consolida a defasagem em relação aos estados do Sul e do Sudeste onde são produzidas de 75 a 80 toneladas de cana por hectare.

De acordo com Renato Cunha, as usinas de Pernambuco e da Paraíba investem R$ 500 mil por ano em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroalcooleiro (Ridesa) que coordena o Programa de Melhoramentos Genético da Cana-de-Açúcar no Brasil, a fim de assegurar o plantel genético.

A próxima aposta dos produtores é um convênio com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que prevê o aproveitamento da biomassa da cana-de-açúcar para produzir etanol, usando também a palha da cana. Baseado no modelo do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e do Centro de Tecnlogia Canavieira (CTC), o convênio para a transferência de tecnologia irá atender ao Nordeste e pode sair até o final de janeiro.

Segundo Cunha, as pesquisas buscam o desenvolvimento de técnicas de fermentação alcoólica que dariam maior rendimento ao etanol; irrigação em áreas de declive e o etanol de celulose. "Hoje só fazemos etanol com o suco da cana", afirma. As parcerias envolvem os estudos do CTC e da dinamarquesa Novoenzymes, uma das gigantes mundiais em biotecnologia e líder mundial na produção de enzimas industriais que, em setembro passado, assinaram acordo de cooperação para desenvolver o etanol de segunda geração - uma possibilidade de duplicar a produção nacional. FONTE: Protefer ? PE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico