Cerca 350 jovens sindicalistas rurais, oriundos de todas as regiões de Pernambuco, se reuniram no início do mês para participar do II Festival da Juventude Rural, da I Olimpíada da Juventude Rural e da I Mostra da Juventude Rural. Os eventos, simultâneos, aconteceram de 3 a 5 de novembro no Centro Social da Fetape em Carpina.
Uma programação diversificada para os jovens incluiu oficinas, ensaios, escolha da garota e do garoto rural, apresentações culturais, competições esportivas, olimpíadas e muita festa. Mas, em meio a tudo isso, os jovens queriam mesmo era debater e propor políticas públicas de juventude voltadas para a educação, o esporte e a cultura no campo; a criação de rede de jovens agentes de desenvolvimento cultural; a capacitação e a promoção da troca de experiências nas regiões interioranas.
Os festivais surgiram como demanda da juventude rural, caracterizados pela mobilização dos jovens para que assuntos ligados à educação, esporte e cultura sejam debatidos e vivenciados em fórum adequado. Eles acontecem nas federações de trabalhadores rurais de 17 estados e encerram-se com nacional em Brasília. A partir desses festivais será construída uma pauta de reivindicações a ser entregue às autoridades governamentais.
Segundo a Coordenadora de Jovens da Fetape, Cícera Nunes, os jovens sentem muita falta da educação e do esporte no campo. ?A educação atual incentiva os jovens a sair do campo. Por isso, o Festival é importante para mostrar esse cenário mas também para apresentar propostas para evitar o êxodo?, explicou. Para a dirigente, esse sentimento foi percebido durante a participação nas oficinas que foram realizadas no estado. FONTE: Agência Contag de Notícias