O movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) elegeu neste ano 30% dos candidatos ligados ao MSTTR. De acordo com o presidente da Contag, Manoel dos Santos, o percentual foi maior que em 2004, quando foram eleitos 20% do total de candidaturas.
Até terça-feira (28), 17 estados haviam finalizado a apuração, totalizando 749 candidatos eleitos. Desses, 89 são mulheres. Foram 125 prefeitos, 58 vice-prefeitos e 569 vereadores. "Neste ano, tivemos dois mil candidatos, praticamente o mesmo número de 2004. Mas o percentual de eleitos foi maior", informa Manoel dos Santos.
Os candidatos do MSTTR ligados ao PT foram os que tiveram maior número de candidatos eleitos. Foram 182 trabalhadores rurais ligados ao partido a vencerem as eleições. O segundo partido que mais elegeu trabalhadores rurais foi o PMDB, seguido de PSB, PCdoB, PP, PSDB, PDT, PTB, DEM, PPS e PR.
O presidente da Contag informa que a intenção é reunir todos esses eleitos até o início do ano que vem. "Queremos discutir a estratégia de luta do movimento sindical para que esses eleitos sejam de fato representantes dos trabalhadores e defendam nossos interesses".
Os estados que finalizaram a apuração foram: Bahia, Acre, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias