Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARIDADE
Pela primeira vez em cinco décadas, CONTAG realiza com mulheres e homens, debate sobre a Paridade
WhatsApp

17 de Março de 2022


Comunicação CONTAG - César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
paridade

Pela primeira vez em cinco décadas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), proporcionou debate com a participação direta de mulheres e homens sobre a paridade de gênero no Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG). O debate aconteceu no Seminário Nacional: ‘Paridade: Princípio de igualdade e os desafios para sua implementação’, realizado nesta quarta-feira (16) e terça (15), em Brasília/DF.

Durante os dois dias de atividade, homens e mulheres de Federações filiadas à CONTAG, dialogaram sobre a participação das mulheres na vida política e representatividade delas para o fortalecimento da democracia; e a importância do trabalho das rurais na agricultura familiar.

A partir dos desafios expostos, mulheres e homens presentes no Seminário, apontaram vários caminhos para que o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) efetive a paridade em suas instâncias.

“É a primeira vez que a CONTAG traz o tema da Paridade, envolvendo presidentes e presidentas e secretárias de Mulheres das Federações, onde tivemos a oportunidade de aprofundar sobre os avanços e desafios para implementar a paridade e a participação política efetiva das mulheres no Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG). É preciso sair do discurso e passar para a prática”, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

“Fizemos um debate conjunto com boa representação de mulheres e homens na perspectiva de aprofundarmos e avançarmos na implementação da paridade nas instâncias do Sistema Confederativo, pois é preciso criar condições igualitárias para as mulheres estejam nas Direções e façam conjuntamente a luta em prol da Agricultura Familiar”, frisa o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Assista vídeo produzido pela CONTAG sobre a Paridade de Gênero na CONTAG:

Para dar mais subsídio aos participantes foram realizadas três importantes mesas temáticas: Mesa 01 - Participação das mulheres na vida política: significado, lutas, desafios e perspectivas; Mesa 02 - A Invisibilidade do trabalho produtivo feminino na agricultura familiar e os seus impactos na participação política das mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares no MSTTR: a luta por reconhecimento e representatividade; e Mesa 3 - Paridade pra quê? A importância da paridade para o fortalecimento da democracia interna do MSTTR e da organização sindical.

A (Mesa 01 - Participação das mulheres na vida política: significado, lutas, desafios e perspectivas) teve como convidadas, as deputadas federais Talíria Petrone e Erika Kokay e a prefeita de Apuiarés/CE Iris Lima, sob coordenação da secretária de Meio Ambiente da CONTAG Sandra Paula Bonetti.

“Temos que ocupar o poder como instrumento político, reafirmando que estamos prontas para fazer a luta”, Talíria Petrone - Deputada Federal.

“O medo diz para gente ir embora, mas é com ele que a gente vai para os espaços que tentam nos tirar”, Iris Lima - Prefeita de Apuiarés/CE.

“Temos que assumir a pauta da equidade. Não podemos nos calar e intimidar diante desses ataques. Nunca ousem duvidar da coragem das mulheres” , Erika Kokay - Deputada Federal.

Na (Mesa 02 - A Invisibilidade do trabalho produtivo feminino na agricultura familiar e os seus impactos na participação política das mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares no MSTTR: a luta por reconhecimento e representatividade) contribuíram, a agricultora familiar agroecológica e secretária de Mulheres Federação do Pernambuco/Fetape) – Adriana Nascimento, a coordenadora do Polo Sindical da Borborema - Roselita e a agricultora familiar e participante do GT mulheres da ANA - Beth Cardoso, sob coordenação da secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques.

“Queremos reconhecimento, pois também respondemos pelos 70% dos alimentos que vão à mesa do povo brasileiro. Somos a maioria produzindo, embora ainda não reconhecidas e valorizadas”. Adriana Nascimento - Agricultora Familiar e secretária de Mulheres da Fetape.

“Além da participação da produção, na última eleição, o Polo da Borborema decidiu apoiar candidaturas de mulheres que defendem a Agroecologia”. Roselita - coordenadora do Polo Sindical da Borborema.

"É preciso resiliência e capacidade para manter o equilíbrio mesmo diante de uma situação tão difícil de retrocessos que afetam nossas vidas, pois só assim seguiremos produzindo alimentos diversos e saudáveis”. Beth Cardoso - Agricultora familiar e participante do GT mulheres da ANA.

A Mesa 3 - Paridade pra quê? A importância da paridade para o fortalecimento da democracia interna do MSTTR e da organização sindical trouxe como convidados, a secretária Geral CUT Carmen Foro e o coordenador de Juventude da Regional Zona da Mata da Fetaemg Willian Apoleano, com coordenação da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

“É transformando cada indivíduo que a gente vai transformar o movimento sindical. Só com a paridade alcançaremos uma sociedade irmanada e do bem viver”. Willian Apoleano - Coordenador de Juventude da Regional Zona da Mata da Fetaemg.

“É preciso que todos e todas do Sistema Confederativo compreendam e respeitem as resoluções Congressuais. E essa missão é responsabilidade das mulheres e dos companheiros também”. Carmen Foro - Secretária Geral CUT

Durante o Seminário também foi inaugurado no Centro de Estudo Sindical da CONTAG (Cesir), o Espaço Saúde.

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico