Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GTB 2011
Pauta é retomada no Ministério do Desenvolvimento Agrário
WhatsApp

16 de Maio de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
gtb 2011

O presidente da Contag, Alberto Broch, acompanhado da diretoria executiva e demais lideranças sindicais do campo, esteve reunido com a equipe ministerial do Desenvolvimento Agrário na sexta-feira (12/5) para rediscutir os pontos da pauta do Grito da Terra Brasil 2011.

As propostas centram-se em quatro áreas: agrícola, agrária, relações internacionais e juventude. No que diz respeito aos pontos centrais da política agrícola, os representantes dos trabalhadores (as) rurais apontaram a universalização do acesso à Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com a destinação de 2 bilhões de reais para atendimento de, no mínimo, 2 milhões de famílias da agricultura familiar, assentadas da reforma agrária e beneficiárias do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Outros itens da pauta dizem respeito a garantia de realização da I Conferência Nacional de Ater, a criação da Política de Garantia de Preços Mínimos da Agricultura Familiar (PGPM/AF), com destinação de 2 bilhões de reais; a garantia de avanços no Sistema Unificado de Atenção à Saúde Animal (Suasa); a destinação de 112, 5 milhões para apoio à organização e estruturação do cooperativismo na agricultura familiar; a consolidação das dívidas da agricultura familiar e dos assentados com repactuação em até 15 anos e o atendimento especial aos agricultores (as) atingidos por catástrofes.

A atualização dos índices de produtividade; a revogação da norma que criminaliza as ações pela Reforma Agrária (parág. 6⁰, art. 3⁰, Lei 8.629); a nomeação urgente dos diretores e superintendentes do Incra; e a definição de metas para as ações de Reforma Agrária forem alguns dos tópicos prioritários para a área de Reforma Agrária.

Também integram as demandas o descontingenciamento do orçamento aprovado para o Incra, a suplementação de 40 milhões para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), de 120 milhões para Assistência Técnica (Ates) e de 10 milhões para licenciamento ambiental e manejo dos recursos naturais.

A juventude exigiu, entre outros, uma política diferenciada dentro do universo de políticas existentes no país, com a criação de uma diretoria participação efetiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e o empenho, junto ao Congresso Nacional, para a aprovação imediata do Projeto de Lei 362/06, que autoriza a concessão de financiamento, por meio do Banco da Terra, ao beneficiário de imóvel rural objeto de partilha decorrente de direito de herança, visando a permitir a continuidade da propriedade para um ou mais membros da família.

Já para a área de internacionais, as lideranças explicaram a necessidade de uma discussão mais intensa no âmbito do MDA, de modo a fortalecer ainda o debate no bloco econômico do Mercosul. “Viemos trazer essas demandas com o sentimento do povo do campo. Essa pauta ajuda também no desenvolvimento do país porque traz qualidade de vida emprego e cidadania ao campo”, afirmou Alberto Broch.

O sindicalista lembrou ainda que apesar do corte de gastos no orçamento dos órgãos de governo, é necessário que haja um olhar diferenciado para o campo.

Na oportunidade, o ministro do MDA, Afonso Florence, reconheceu a importância política e social da Contag para o País e que o Grito da Terra é uma manifestação legítima que contribui com o desejo do governo de manter o desenvolvimento do país e o combate à pobreza extrema.

Porém, ele ressaltou a situação econômica atual para justificar que talvez nem todas as demandas sejam atendidas, apesar de sua relevância. Porém, a equipe técnica do Ministério adiantou que as discussões sobre algumas das demandas estão bem avançadas. Entre elas a simplificação de créditos do Plano Safra, a ampliação de Ater, a busca pro um espaço da juventude no governo, o fortalecimento da política territorial.

“Temos tido muitas tratativas internas dentro do governo para atender, na medida do possível, as reivindicações dos trabalhadores (as) rurais. Minha expectativa é de que na segunda-feira (15/5) a presidente Dilma Rousseff bata o martelo em diversos itens”, disse Florence. FONTE: Agência Contag de Notícias - Danielle Santos



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico