Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONCLAT 2022
Pauta da Classe Trabalhadora é apresentada na Conclat 2022
WhatsApp

08 de Abril de 2022


Rita Casaro.
TEMAS RELACIONADOS:
conclat 2022

O movimento sindical apresenta uma forte ferramenta de reivindicação e propostas para dar voz aos trabalhadores do País nas eleições de outubro próximo: a Pauta da Classe Trabalhadora 2022. Elaborada pelas centrais sindicais, a pauta foi aprovada durante a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), realizada na quinta-feira (7/4). O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, representou a CONTAG, no ato.

“Este é um momento muito importante de unidade da classe trabalhadora brasileira para enfrentar as atuais crises (política, econômica e social) que atravessamos e recuperar o Brasil de tantos desmontes de direitos dos últimos anos”, afirmou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.

Com a apresentação do rapper Gog e da musicista Ellen Oléria, a Conclat 2022 aconteceu de forma híbrida, presencialmente na capital paulista, no espaço Hakka Eventos, e transmitida ao vivo pelo Youtube e redes sociais das entidades sindicais.

Compuseram a mesa da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Sérgio Nobre, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Antonio Fernandes dos Santos Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB); Emanuel Melato, coordenador da Intersindical Instrumento da Classe Trabalhadora; José Gozze, presidente da Pública Central do Servidor; Nilza Pereira Almeida, secretária geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora; Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT); Eduardo de Souza Maia, diretor secretário geral da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST); e Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

Segundo dados apresentados pelas centrais com base em levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 28 milhões de brasileiros estão desempregados, desalentados ou vivem de bico. Ainda, 42,5% dos trabalhadores ocupados não têm carteira assinada, o que corresponde a 40,2 milhões de brasileiros. Já a queda na renda média do trabalho no último ano foi de 9,7%.

Nesse sentido, a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que será entregue aos candidatos à Presidência da República, ao Congresso Nacional, governos estaduais e assembleias legislativas, reúne propostas condensadas em quatro principais eixos: emprego, direitos, democracia e vida.

Como uma das prioridades está na pauta da Conclat a retomada das obras paradas e os investimentos públicos para garantir a imediata geração de emprego de qualidade, através de planos de obras públicas nas áreas de infraestrutura econômica e social, serviços públicos de educação, saúde, habitação popular, transporte, cultura e lazer.

Confira aqui a “Pauta da Classe Trabalhadora 2022 AQUI

Protagonismo das mulheres

As mulheres foram as primeiras a sofrer com a crise política, com a pandemia, com o aumento do desemprego e da miséria. Em razão disso, é prioridade na pauta da Conclat 2022 “promover para mulheres, população negra, juventude, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência políticas ativas de geração de trabalho e renda que eliminem as desigualdades de acesso, permanência e remuneração no mercado de trabalho”.

Também aponta o compartilhamento do trabalho doméstico e de cuidados entre Estado, homens e mulheres, de modo a reduzir a extenuante jornada de trabalho das mulheres; retomar e ampliar as ações de combate à violência contra a mulher e a aplicação da Lei Maria da Penha e da Lei contra o Feminicídio; entre outras ações.

FONTE: Jéssica Silva/ Comunicação SEESP - Edição Comunicação CONTAG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico