O secretário de Meio Ambiente e Reforma Agrária da Contag, Paulo Caralo, se reuniu com o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Humberto Oliveira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para negociar a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2007. Participaram também 12 representantes das Fetags.
O principal encaminhamento foi a criação de uma agenda positiva e comum, entre Contag e SDT, que contemple o campo e solucione os entraves processuais quando a questão é território. Na pauta de negociação, mais de 55 reivindicações que serão discutidas também no Incra e MDA ainda esta semana.
Na área de desenvolvimento do cooperativismo no campo, a Contag reivindica que seja destinado R$ 60 milhões para ações voltadas a melhoria da gestão, capacitação e desenvolvimento de infra-estrutura de comercialização para cooperativas ligadas ao Sistema de Controle de Obras Públicas (SISCOP) e à União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES). O objetivo seria dinamizar as cadeias produtivas e o mercado solidário. Humberto respondeu dizendo que foi apresentado no PPA 2008-2011 o programa de cooperativismo.
A Contag reivindica também a criação do Conselho Nacional de Cooperativismo e o Departamento de Cooperativismo da Agriculttura Familiar no organograma do MDA. Segundo Humberto, O Ministério já propôs o projeto de criação à Casa Civil.
Fonte: Emmanuelle NunesAgência Contag de Notícias