A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Fetag-RJ) realizou ontem (10), em sua sede, a plenária estadual. O encontro reuniu dirigentes e lideranças sindicais com a finalidade de construir um projeto para as eleições municipais de 2008. O secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo, participou do evento.
"Queremos fortalecer diversos partidos (PT, PSB, PDT, PCdoB e PSol) que têm na sua ideologia política a questão da reforma agrária, agricultura familiar, preservação ambiental e garantia dos direitos sociais e trabalhistas do campo e da cidade", explicou Paulo Caralo. Segundo o secretário, as lideranças sindicais ficaram com a tarefa de buscar o maior número de filiações partidárias até o dia 5 de outubro e, de transferências de títulos eleitorais até maio do ano que vem.
A federação organizará outra plenária em dezembro com objetivo de planejar a campanha dos candidatos do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Nas últimas eleições municipais concorreram 119 dirigentes sindicais, representando 81 municípios, sendo que 67 dirigentes (mais da metade) se elegeram e passaram a representar os agricultores e o movimento sindical no poder público municipal.
Vanessa Montenegro
Agência Contag de Notícias