Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARTICIPANTES DO FÓRUM DA PREVI
Participantes do Fórum da Previdência não chegam a consenso
WhatsApp

31 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
participantes do fórum da previ

Alessandra Bastos

Repórter da Agência Brasil

Brasília - Na maioria dos pontos debatidos, não houve consensos entre trabalhadores, empregadores e governo federal no 12º Fórum Nacional de Previdência Social, que debateu mudanças na legislação previdenciária. O governo terá de decidir agora se vai encaminhar proposta ao Congresso Nacional apenas com os pontos acordados ou se envia uma completa, ainda que os setores não concordem sobre a maior parte das mudanças. A decisão sobre o envio caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, defende que o envio seja imediato e que a discussão continue no Congresso Nacional. "Vamos discutir se enviamos agora ou não. Na minha avaliação, é melhor que pudéssemos fazer já, na medida em que você teria condições de fazer uma reforma que venha a mudar somente as regras dos futuros trabalhadores e não a dos que já estão no mercado de trabalho", afirma.

Para os trabalhadores, encaminhar de imediato a proposta ao Congresso "seria um desrespeito, não acreditamos que irá acontecer. Estamos abertos a continuar o debate", diz Artur Henrique Santos, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Um dos principais pontos de consenso entre as partes foi a manutenção da diferença de idade para se aposentar entre homens e mulheres e entre trabalhadores rurais e urbanos. "Era um dos pontos que veio para o Fórum com um número considerável de resistências, como se a população rural fosse responsável pelo déficit da Previdência", comemora a secretária de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alessandra da Costa.

A diferenciação das idades era também a principal reivindicação das organizações feministas que organizaram o Fórum Paralelo da Previdência Social. O ato público que fariam à tarde, em frente ao ministério, foi cancelado.

Outro ponto de consenso foi a criação do Conselho Nacional de Seguridade Social, instância para um diálogo permanente entre as partes interessadas.

Já a sustentabilidade da Previdência diante do aumento da espectativa de vida brasileira e, conseqüentemente, do aumento no tempo em que o aposentado está recebendo a aposentadoria foi motivo de discordância.

O ministro da Previdência social defendeu a proposta do governo de aumentar em cinco anos o tempo de contribuição à Previdência: "Isso é uma necessidade para a sustentabilidade da Previdência".

"A previdência é responsável pelo aumento de 65% dos gastos públicos. Temos um problema de envelhecimento da população. Qualquer governo responsável terá que encarar isso", diz o representante dos empregadores no Fórum, José Augusto Coelho Fernandes, da Confederação Nacional ad Indústria (CNI).

Para o presidente da CUT, a sustentabilidade a longo prazo pode ser resolvida com políticas que aumentem a formalidade no mercado de trabalho, "50% dos ocupados não pagam previdência". "Não aceitamos mudanças de regras que signifiquem perda de direitos já adquiridos", afirma.

As discussões sobre idade mínima para aposentadoria, fator previdenciário e aposentadoria por tempo de contribuição também não avançaram.

Os trabalhadores pedem a exclusão do fator previdenciário e da idade mínima para poder se aposentar já que, segundo eles, a medida recai sobre quem começa a trabalhar jovem. "Nós temos gente que começa a trabalhar aos 16. E, quem inicia cedo, é quem normalmente tem mais dificuldades". Além disso, "não temos a liberdade de aposentarmos antes e receber menos".

A bancada das Instituições Financeiras não pensa assim. "Quem mais necessita só se aposenta aos 65 porque é quem menos tem possibilidade de aposentar antes", diz o representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Thomas Tosta de Sá. FONTE: Agência Brasil ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico