“Esta nova diretoria representa a capacidade política que o movimento sindical teve e tem de unificar as forças e visões regionais para trabalhar de forma unida em prol do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Por isso estamos animados e esperamos muita ação da CONTAG”. Adonias Zigino de Souza, do Piauí.
Gostei do Congresso, porque foi um espaço onde todo mundo pode dar sua opinião. A diretoria passada fez o trabalho dela. Acredito que esta nova diretoria deverá ser melhor ainda. Desejo que ela olhe mais para nós, agricultoras, pois foi para isso que estivemos aqui, para buscar o melhor para o agricultor e agricultora familiar. Sem o agricultor, não existe mundo, porque somos nós que colocamos o melhor alimento na mesa das pessoas”. Irene Nazaro, da Região Norte
Espero que a diretoria eleita continue melhorando o trabalho que vem sendo feito a cada dia. “Estamos confiando na nova diretoria”. Dalva Furtado da Silva, de Minas Gerais.
O trabalho da nova diretoria será muito árduo, e eu espero que eles consigam trabalhar em favor da agricultura familiar, em favor daquilo que defendemos nos estados.” Zamélia Brelinger, da Região Sul.
Espero que a nova diretoria continue fazendo o trabalho já iniciado e que possa avançar nas lutas e manter a unicidade criada. “Esperamos também que a nova diretoria possa fazer com que o agricultor familiar consiga ter renda no campo, além de políticas voltadas para as questões de estrutura”. Pedro Joãozinho Becker, do Rio Grande do Sul.
Os debates durante o Congresso foram muito bons. Apesar disso, ainda ficamos com várias questões que devem ser avaliadas nos nossos Sindicatos, para que, no 12º Congresso, possamos avançar ainda mais. Foi muito bom também a unidade da chapa para nova diretoria. Desunião não é bom para ninguém. A CONTAG está de parabéns por isso, e também pela votação da paridade.” Amaro Lucio da Silva Filho, Região Nordeste.
Espero que a diretoria faça um bom trabalho, como o que foi feito na gestão passada, e que faça se não igual melhor para que o movimento esteja cada vez mais fortalecido. Achei o congresso bom, muito democrático.” Andreivite Clemente da Silva, Goiás.
O Congresso foi muito bom, aprendemos muito. Espero que tudo que discutimos para ser aprovado seja implementado e que a nova diretoria continue lutando pelos nosso direitos, porque somos trabalhadores da roça, somos muito esquecidos e precisamos muito disso.” Narciso Pandovane, Região Sudeste.
Ana Jucelita (Rio Grande do Sul), espera que, com a nova diretoria, a luta continue e que sejam dados passos mais longos no processo do fortalecimento do MSTTR. “Que venham novas conquistas e políticas voltadas para o campo.”
Adão Donizete (Goiás), filiado ao STTR de Itaporanga, disse que o 11º CNTTR foi proveitoso pois discutiu o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. “As decisões tomadas foram bem discutidas, tivemos bons acordos. Acredito que a nova diretoria eleita trará um bom resultado.”
Claudia Graziela Ferreira (Pernambuco), espera que a nova diretoria olhe mais para a juventude trabalhadora rural. “Ainda temos muita dificuldade em acessar o PRONAF Jovem, por exemplo. Espero que a nova diretoria continue a luta para que as políticas públicas cheguem mais depressa no campo.”
Maria Alves de Sousa (Minas Gerais), da Coordenação Estadual de Jovens Trabalhadores(as) Rurais do STTR de Ouro Verde de Minas, da Comunidade Quilombola Santa Cruz, espera que a nova diretoria da CONTAG possa aproveitar as plataformas construídas no 11º CNTTR para elevar a Confederação para um outro nível de desenvolvimento, no sentido de olhar a conjuntura política nacional e internacional no que tange a questão do desenvolvimento sustentável, político e econômico, levar em consideração a diversidade dos sujeitos que vivem no campo e consolidar o nosso Projeto Alternativo. “Espero que no próximo Congresso consigamos trazer um número maior de delegados e delegadas.”
França Marques de Mendonça (Amazonas), ao STTR de Itapiranga, espera que a nova diretoria possa realizar um bom trabalho nos municípios e na base. “O Congresso foi maravilhoso, com a participação de todas as Federações. Fomos muito bem recebidos.” FONTE: Imprensa CONTAG - Ana Célia Floriano, Graziela Itamaro e Carolina Almeida .