O incentivo a agricultura familiar através do pronaf B e C, Emater e Banco do Nordeste tem viabilizado a compra de animas através de financiamento com juros subsidiados que correspondem a meio por cento ao ano. Os agricultores familiares cadastrados podem procurar a Emater e a partir deste cadastro, buscar o financiamento. O Pronaf B disponibiliza até R$ 1,5 mil e o C até R$ 6 mil.
Agricultura
Outra iniciativa que a prefeitura tem realizado, dentro da iniciativa de incentivar a agricultura familiar é uma feira agropecuária realizada no município com animais da região, possibilitando que o dinheiro circule no próprio município, incrementando a economia local.
A secretária de agricultura do município, Anailde da Silva, Aninha, conta que a prefeitura renovou o convênio com o exército e que a parceria garante água a 16 comunidades rurais que não dispõe de abastecimento regular. Caminhões pipa levam água gratuitamente as comunidades que tem cisternas para garantir a reserva de água entre os períodos de abastecimento.
Palestras
Mais uma iniciativa da prefeitura, através de suas secretarias é a clínica tecnológica onde pessoas credenciadas realizam palestras nas comunidades sobre temas diversos ligados a agricultura e voltado para os agricultores do caju, mandioca, feijão, milho e mel que são as culturas mais exploradas no município. A clínica tecnológica acontece no período de cada cultura dando orientação de como conseguir maior lucro com o produto e assim poder gerar uma melhor economia.
Para o prefeito Ozailton Teodósio de Melo, todas as iniciativas mantidas pela prefeitura visam garantir aos munícipes uma maior e melhor condição de vida no próprio município e para atingir este objetivo é que ele e toda sua equipe estão trabalhando. FONTE: Diário do Nordeste ? RN