"Os presidentes das referidas associações foram escolhidos pela comunidade local por sua competência", diz o secretário de agricultura. Ele ainda acrescenta que a Ceplac também tem sido uma grande parceira,como também o banco do Nordeste e o Senar, na pessoa de Renato Barão, com cursos quase todos os meses, orientando os agricultores.
O objetivo da secretaria de agricultura tem sido dar suporte ao agricultor tanto na parte técnica como na burocrática, diariamente, fazendo vários trabalhos gratuitos como por exemplo cadastramento do CPF, onde cerca de 4.000 cadastros já foram feitos, mais de 1.000 cadastros do imposto territorial rural, incluindo a agilização em documentações de terra e ainda todo domingo a equipe da secretaria vai ao campo para participar de reuniões com associados.
O Pronaf B conhecido, como Agro-amigo, do Banco do Nordeste, é um micro crédito rural para o agricultor, para quem tem uma renda familiar anual inferior a 4.000 reais e o agricultor de Teolândia através de seus presidentes tem tido todo o apoio para entregar a documentação necessária para liberação do empréstimo, lembrando que o crédito é individual, para ser pago depois de dois anos e ainda com um desconto de 25%, cerca de 600 cheques já foram liberados, perfazendo uma média de 750.000 circulando no comércio do município teolandense.
Com dedicação e atitude o jovem de apenas 24 anos, Danilo Caló de Figueiredo, técnico agrícola residente na rua Bernardino de Souza, no centro da cidade de Teolândia, tem surpreendido à frente da secretaria de agricultura com o apoio do prefeito Antônio Júnior, com o lema "estamos dando o anzol e ensinando a pescar". FONTE: Agora Online - BA