Desde o início de fevereiro, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mantém uma subseção na sede da Contag, em Brasília. O órgão vai ajudar a Confederação na execução de uma grande pesquisa sindical neste ano de 2008.
A Contag já está começou a elaborar o censo sindical, iniciativa aprovada durante o 9° Congresso que vai pesquisar as mais de quatro mil Federações e STTRs filiados. Segundo a secretária de Organização e Formação Sindical da Contag, Raimunda de Mascena, a parceria com o Dieese será fundamental para o sucesso do projeto. "Vai nos ajudar a refletir sobre os dados, sobre como dialogar com outras pesquisas já feitas e, por fim, colocar de forma clara quais são os desafios para o sindicalismo do campo".
O trabalho conjunto começou ainda em 2007, quando o órgão ajudou a Contag a esboçar a pesquisa com orçamentos e a aplicação de um questionário durante a II Plenária, em outubro. A subseção do Dieese também vai atuar na área de assalariados e assalariadas rurais. Desde o ano passado, a Contag trabalha para unificar e melhorar as conquistas dos acordos coletivos de diferentes ramos.
Periodicamente, o Dieese desenvolve estudos sobre emprego, salário e áreas de atuação. Com todo esse conhecimento, o órgão vai orientar a Contag para intervir melhor nas negociações coletivas de diferentes culturas da área rural.