A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa) assinaram convênio de cooperação técnica, às 15h desta quarta-feira (09), na sede da Companhia. Os recursos investidos em programas e ações planejados, a partir do acordo, serão provenientes do Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário e governo do Estado.
A assinatura do termo de cooperação técnica vai fomentar e incrementar o turismo rural, incluindo, áreas de agricultura familiar. Assim, a parceria fortalece a política de diversificação dos segmentos turísticos existentes no Estado. Dessa forma, a Paratur pretende renovar o turismo com desenvolvimento de base local e proporcionar melhor distribuição de renda.
De acordo com o gerente de Negócios da Paratur, Deoclécio Júnior, o planejamento do trabalho será feito com bases conceituais estabelecidas tanto pelo Ministério do Turismo como pela Rede TRAF (Turismo Rural na Agricultura Familiar). "O importante é que o acordo não se limita às ações em pequenas propriedades de agricultura familiar, mas se estende também, por exemplo, a uma fazenda que queira fazer do turismo um agente de renda suplementar", explica.
Deoclécio Júnior conta que foi formado um grupo técnico composto por profissionais da Paratur e da Emater para dar andamento à cooperação técnica. "Este grupo está elaborando um cronograma de ações para nortear o trabalho. Inclusive, já levamos uma proposta, tendo como foco as comunidades de Itancoã-Miri e Guajará-Miri, integrantes do roteiro Amazônia Quilombola", afirma.
O gerente informa ainda, que uma empresa de consultoria será contratada para realização de diagnósticos sobre os cinco segmentos turísticos priorizados pelo Estado (Turismo de Negócios e Eventos, Turismo Cultural, Turismo Rural, Ecoturismo e Turismo de Pesca), que servirão de base para os programas e ações voltados do Turismo Rural, que irão surgir com a parceria firmada junto a Emater.
FONTE: Governo do Estado do Pará - 09/04/08