Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARANÁ INTENSIFICA AÇÕES DE COM
Paraná intensifica ações de combate a doença que ataca produção de cítricos
WhatsApp

19 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
paraná intensifica ações de com

Frutos ficam assimétrico e na inserção com o pedúnculo surgem filetes alaranjados

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná vai intensificar medidas sanitárias na área vegetal, que vão ampliar a proteção do cultivo de frutas cítricas, no Paraná. Para isso, coordenou a elaboração de um plano que envolve ações do governo do Estado, da iniciativa privada e prefeituras municipais, que será deflagrado de 2008 a 2010 em todas as regiões produtoras de citros.

O plano dá prioridade ao combate a doenças como o Greening, que ataca a citricultura no Estado e, por isso, está preocupando as cooperativas e indústrias instaladas na região Norte do Estado. Ele foi apresentado hoje (19/12), ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, em audiência que contou com a presença do deputado estadual Teruo Kato.

Dividido em 11 metas, com alcance até 2010, o plano prevê medidas de educação sanitária, capacitação, pesquisas direcionadas para combater o Greening, levantamento para diagnóstico e levantamento da área onde está ocorrendo a doença e estruturação de postos de fiscalização, barreiras sanitárias e laboratório de apoio para diagnósticos da doença.

Entre as medidas saneadoras de maior impacto está a destruição das plantas de murta em áreas urbanas e restrição do comércio ambulante de mudas dessas plantas.

MOSQUITO

A engenheira agrônoma Dirlene Rinaldi, do núcleo da Secretaria em Maringá, explica que a murta é uma planta ornamental muito utilizada em arborização urbana, mas que abriga o mosquito hospedeiro da bactéria que provoca a doença de Greening. Segundo ela, o plano prevê o levantamento por georeferenciamento das plantas de citros e murta nas zonas urbanas dos municípios, principalmente onde a citricultura é o carro-chefe da economia.

"Sabendo onde estão localizadas as plantas, vamos atuar principalmente na conscientização do agricultor e da população urbana de que plantas de citros não cuidadas e a murta representam uma ameaça séria à sanidade da citricultura comercial, que gera renda e muitos empregos principalmente na região Norte", disse Rinaldi. A citricultura representa 26% do Valor Bruto da Produção da Fruticultura gerada no Estado.

AÇÃO SISTÊMICA

O sintoma inicial é um ramo amarelo que se destaca na planta doente.

Créditos: FundacitrusO plano foi apresentado pelo engenheiro agrônomo Carlos Alberto Salvador, chefe da Divisão Sanitária Vegetal (DSB) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. Ele liderou um grupo de trabalho composto por 14 profissionais entre representantes das cooperativas, indústrias, Iapar, universidades, Ocepar, Faep e Fetaep.

Bianchini adiantou que a Secretaria da Agricultura terá uma ação sistêmica de combate ao Greening. Segundo ele, as medidas de estrutura como modernização dos postos de fiscalização, elevação no número de técnicos, laboratórios já são medidas que estão sendo adotadas e os recursos estão incluídos no orçamento da Secretaria para 2008. "Portanto são medidas que serão adotadas independente do apoio direto à citricultura", explicou.

Segundo Bianchini, a Secretaria vai enviar técnicos da Emater-PR para ampliar a assistência técnica do Estado para os pequenos produtores de Cerro Azul, onde as indústrias e as cooperativas não atuam. O secretário chamou a iniciativa privada para atuar inclusive no custeio das operações de fiscalização que serão deflagradas para coibir o comércio e o trânsito ilegal de mudas.

A doença de Greening, que já dizimou pomares de citros na Ásia, África do Sul e provoca sérios danos nos Estados Unidos, chegou ao Paraná em dezembro do ano passado. Foi confirmada pelo Ministério da Agricultura em março de 2007, numa propriedade de Altonia, Noroeste do Estado.

Desde então, a doença já apareceu em propriedades de São Jorge do Patrocínio, Sabaudia e Astorga. O Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária (Defis) vistoriou todas as áreas atacadas e erradicou 531 plantas doentes em 16 propriedades.

FONTE

Agência Estadual de Notícias FONTE: Agrosoft Brasil



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico