A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Paraíba iniciou nesta quarta-feira (23) o processo de homologação dos Planos Territoriais de Ações Integradas e da composição dos Colegiados dos Territórios da Cidadania da Borborema, Zona da Mata Sul e Zona da Mata Norte. Nesta quarta-feira foi realizada, em Casserengue, a plenária do Território da Borborema. Amanhã (24) ocorre o encontro do Território da Zona da Mata Norte, em Mataraca. A plenária do Território da Zona da Mata Sul será realizada sexta-feira (25), na sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em João Pessoa. Os encontros começam às 9h.
O delegado federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Marenilson Batista da Silva, destacou a importância das plenárias para a elaboração das ações que serão desenvolvidas nos territórios. Além de representantes dos governos federal, estadual e municipais e da sociedade civil, participam do encontro os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal, entre outras entidades.
O Territórios da Cidadania é uma estratégia de desenvolvimento regional sustentável do Governo Federal realizada em parceria com os governos estaduais e municipais e a sociedade. Borborema, Zona da Mata Sul e Zona da Mata Norte estão entre os 60 territórios que serão atendidos este ano em todo o Brasil, com investimentos de R$ 11,3 bilhões. Nos três territórios paraibanos, formados por 53 municípios, estão programados investimentos de R$ 564 milhões em ações de apoio a atividades produtivas, de cidadania e desenvolvimento social e de melhoria de infra-estrutura.
Serviço
Evento: Plenária do Território da Zona da Mata Norte
Local: Câmara Municipal de Mataraca - Mataraca/PB
Data: 24/04/2008 (quinta-feira)
Evento: Plenária do Território da Zona da Mata Sul
Local: Auditório do "Dona Flor de Camucim" - INCRA - João Pessoa/PB
Data: 25/04/2008 (sexta- feira) FONTE: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário - 23/04/08