Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARA OS PEQUENOS, DESAFIO É A C
Para os pequenos, desafio é a conquista de mercado
WhatsApp

11 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
desafio é a c
para os pequenos

redacao@odiariomaringa.com.br

Enquanto empresários rurais de médio e grande porte colhem, a todo vapor, a safra recorde de 139 milhões de toneladas de grãos, pequenos produtores, enquadrados na chamada agricultura familiar, enfrentam outra realidade. Para eles, o maior desafio é a conquista de mercado.

É de olho nesse objetivo que a Associação Regional da Agroindústria (Area) realiza em Maringá, a cada três meses, a Feira Regional da Agroindústria Familiar. A iniciativa começou em 2006 e abrange as 30 cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

A 9ª edição da feira ocorreu sexta-feira e sábado da semana passada, como sempre, na praça Raposo Tavares. Cerca de 60 pequenas agroindústrias e 40 artesãos expuseram produtos como suco de uva, compotas de doces, licores, mel, pães, frango caipira, salames, biscoitos de polvilho, espanadores e colheres de pau.

Segundo o presidente da Area, Marcello Braga, o público aumenta a cada edição. Para justificar o sucesso da iniciativa, ele exemplifica com um dado pontual: nas primeiras feiras, a participação das agroindústrias familiares equivalia a 33% do que é hoje ? 20, ao todo. "Para os agricultores, é a oportunidade de vender no centro de Maringá. Para a população, a vantagem está no preço baixo e na qualidade dos produtos", afirma Braga.

Dados do censo agrícola do IBGE, de 2006, mostram que 12.810.591 de agricultores trabalham com familiares, geralmente em pequenas propriedades. A agricultura familiar é responsável por 60% dos alimentos consumidos no País, com destaque para a mandioca (84%) e o feijão (70%).

Entre os produtores que participaram da última edição da Feira Regional da Agroindústria em Maringá estava Sandra Regina Carniatto Marinelli, cujo estande oferecia o mel que ela e a família produzem na Ilha Floresta, integrante do arquipélago do rio Paraná. "Na feira, o atendimento é personalizado e é feito com carinho. Nós temos a chance de conversar com os clientes sobre a origem e qualidade do produto."

Segundo Sandra, que participa do evento desde a primeira edição, o mel que vende tem um diferencial. "O arquipélago é região de preservação ambiental. Só há mata nativa e flores silvestres. A vantagem é que as abelhas ficam afastadas de contaminações, como os agrotóxicos, que interferem na qualidade do produto."

Outra participante da 9ª edição foi Cleide Faria, de Marialva. Ela, o marido e outras duas pessoas produzem sucos naturais de uva a partir das parreiras que cultivam em um espaço de 5.000 metros quadrados. De acordo com ela, a renda que o grupo consegue com a venda do produto é somente razoável. "A nossa dificuldade está na valorização do produto", aponta Cleide. "Ainda temos pouco espaço no mercado."

O presidente da Area, Marcello Braga, diz que, de fato, o espaço no mercado ainda é o principal obstáculo para a agroindústria familiar, mas a feira é uma oportunidade para que os pequenos agricultores se instalem durante alguns dias em uma região de movimento para comercializar o que produzem.

"O custo para eles [agricultores] é mínimo. Eles pagam R$ 50 para custearmos a montagem e desmontagem da barraca que abriga todos, além de segurança e limpeza", conta Braga. FONTE: Diário do Norte do Paraná ? PR



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico