Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
Para ampliar o debate sobre Energias Renováveis e Pagamento por Serviços Ambientais, CONTAG promove Seminário Nacional
WhatsApp

21 de Outubro de 2022


Comunicação: Arte - Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
ambientais
energias
renováveis
serviços

 A CONTAG realizou por meio virtual (Plataforma Zoom) nos dias 19 e 20 de outubro de 2022, o Seminário Nacional sobre Energias Renováveis e Pagamento por Serviços Ambientais: Potencial e Impactos na Agricultura Familiar, com mais de 70 participantes das 27 Federações filiadas à Confederação.


Para aprofundar a temática foram convidados a doutora e representante do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, Moema Hofstaetter, o professor, Deputado Federal e Presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, Pedro Uczai e a mestre e representante do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Erika Pinto. 

Sandra Paula Bonetti, secretária de Meio Ambiente da CONTAG avalia que com boa participação e atenção dos dirigentes e funcionários das Federações ao que estava sendo compartilhado pelos colaboradores foi possível traçar estratégias para os(as) agricultores e agricultoras serem protagonistas e beneficiados(as) com a implantação de energias renováveis, pois o acesso a essas tecnologias pode gerar lucro e minimizar os impactos ambientais nas propriedades rurais”.  E ainda destaca que: “outro momento importante foi a análise da Lei 14.119/21, que regulamenta o pagamento por serviços ambientais, trazendo uma melhor compreensão de como acessar recurso público e|ou privado através dos serviços ambientais prestados”.


Um pouco do Seminário

No dia 19, a professora Moema trouxe uma abordagem sobre os grandes empreendimentos de energia eólica do Nordeste e os impactos na agricultura familiar. Destacando que: “por se tratar de uma energia aparentemente limpa a energia eólica não recebe tanta atenção quando se trata de impactos ambientais”. E destacou ainda: “nas comunidades que receberam esses empreendimentos são inúmeros os impactos socioambientais, e a grande maioria deles poderia ter sido evitado se o processo de licenciamento ambiental tivesse ocorrido de maneira participativa, e deixando claro para a população as consequências de se conviver com essas estruturas”.


Já o Deputado Federal Pedro Uczai fez uma abordagem relacionada a legislação que beneficia os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares que implantarem energia solar até o dia 7 de janeiro de 2022. Destacando a formação de cooperativas em Santa Catarina para a geração de energia solar, onde houve diminuição do investimento individual e redução do custo total de implantação do empreendimento. “Precisamos popularizar o cooperativismo na agricultura familiar e viabilizar a troca de experiências entre todas as regiões brasileiras”, pontuou Uczai. 


Na quinta-feira dia 20, a pesquisadora Erika Pinto apresentou as principais experiências existentes de PSA no Brasil, trazendo um resgate dos 14 anos de luta para conquistar a lei do PSA - Lei 14.119/21 (https://legis.senado.leg.br/norma/33089316) e os atuais desafios para a implementação dela no país. “Se o agricultor e a agricultora familiar preservam e deixam de produzir por isso, nada mais justo que ele|ela possam receber por esse serviço ambiental", destacou Erika. 


Presente no Seminário, o secretário de Política Agrária da CONTAG, reforça a importância das energias renováveis e dos benefícios da lei do PSA chegarem até os assentamentos da reforma agrária e até os(as) beneficiários(as) do crédito fundiário. “Hoje as famílias agricultoras assentadas ou beneficiários do crédito fundiário dependem muito da energia para potencializar a produção. Portando é importante que o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) busque meios para implantação das tecnologias de energias eólicas e solar através do cooperativismo”.

Também estiveram presentes no Seminário, o presidente da CONTAG, Aristides Santos e a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto.  


Comunicação CONTAG - Barack Fernandes e Secretária de Meio Ambiente da CONTAG - Raul Zoche 





WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico