A importância do cultivo da mamona para o desenvolvimento econômico de Alagoas será tema de uma palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Napoleão Esberard, na próxima segunda-feira (10), em Maceió.
Esberard é um dos maiores especialistas sobre o assunto no País. Há 15 anos trabalha como consultor em diversos estados do Brasil e virá a Alagoas para sensibilizar agricultores sobre as oportunidades advindas do cultivo da mamona, matéria-prima utilizada na produção do biodiesel.
Cerca de 100 agricultores deverão assistir a palestra "Sensibilização com assentados para o plantio consorciado da mamona", realizada na sede do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), às 9h. Na terça-feira (11), o consultor fará outra apresentação no município de Inhapi, com a participação de aproximadamente 200 agricultores do Alto Sertão.
Os eventos fazem parte do Programa do Biodiesel em Alagoas (Probiodiesel/AL), desenvolvido pelo Governo do Estado e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae), com o objetivo de ampliar o cultivo da mamoneira, por meio da distribuição de insumos, capacitação e orientações técnica.
O Programa do Biodiesel atende cerca de 400 agricultores, beneficiando indiretamente aproximadamente 1.600 pessoas, em 33 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão, mapeados pela Embrapa como potenciais ao plantio. Após a sensibilização, a partir de 25 de março, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) vai distribuir sementes de mamona aos trabalhadores rurais dos municípios. Outras informações: (82) 3216- 1733. FONTE: Alagoas em Tempo Real ? AL