Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Brasil não deixará de investir em biocombustíveis por causa da descoberta da reserva petrolífera na Bacia de Santos, de acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu programa de rádio Café com o Presidente, Lula foi indagado se o Brasil irá abandonar os biocombustíveis por causa do novo campo petrolífero. O presidente disse que não.
"Pelo contrário. A questão do biocombustível, ela tem duas finalidades importantes. Primeiro, aumentar a importância do Brasil na matriz energética mundial que queremos construir para combater a poluição do planeta. Todos nós sabemos do aquecimento do planeta e todos nós sabemos que o petróleo é um dos causadores desse problema. Portanto, nós vamos continuar investindo nos biocombustíveis", disse.
"Eu continuo dizendo que é inexorável que o mundo vai ter que adotar uma mistura do biocombustível no petróleo. Nós já estamos no etanol, o Brasil já mistura 25%. A Europa decidiu, até 2020, misturar 10%. E nós começaremos em janeiro a misturar 2% de biodiesel no óleo diesel. Depois, nós vamos para cinco, depois para dez, ou seja, quando todo mundo tiver fazendo isso, nós vamos poder diminuir a emissão de CO2 e vamos poder gerar milhões de empregos no Brasil, na América Latina e na África, que tem uma área enorme para ser plantada, e ajudar a agricultura familiar", acrescentou o presidente.
A descoberta da reserva foi anunciada na semana passada pela Petrobras. De acordo com o presidente da estatal, Sergio Gabrielli, a jazida de petróleo e gás natural da Bacia de Santos incluirá o Brasil entre os dez maiores países produtores. Segundo ele, as reservas, estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, permitirão ao país conquistar a oitava ou nona posição. FONTE: Agência Brasil ? DF