O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lança, nesta quarta-feira (23), às 15h, no salão Oeste do Palácio do Planalto, o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O evento contará também com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, secretários do Mapa, entre outras autoridades.
O Plano tem por objetivo criar uma base tecnológica para o desenvolvimento, fortalecimento e crescimento da agropecuária brasileira e faz parte das comemorações dos 35 anos de criação da Embrapa, fundada em 26 de abril de 1973.
De acordo com o diretor-presidente da Embrapa, o PAC vai possibilitar que a empresa enfrente os desafios da agricultura brasileira. "Estaremos bem mais preparados, por exemplo, para criar alternativas de bionergia para mudança da matriz energética e de nova base tecnológica para mitigação e convivência da agricultura e pecuária com as alterações climáticas globais e a redução de desequilíbrios sociais e econômicos".
Prêmio - Durante a solenidade será entregue a 30ª edição do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, que este ano abordou o tema "Integração Pesquisa e Extensão: Fator de Sucesso da Moderna Agricultura". Os escolhidos deste ano foram a pesquisadora Wania Maria Gonçalves Fukuda, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), e o engenheiro agrônomo Glauco Olinger, consultor da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC).
O engenheiro agrônomo Luiz Fernando Cirne Lima, ex-ministro da Agricultura na época da criação da Embrapa, receberá uma homenagem especial pelos anos dedicados ao desenvolvimento da agricultura do país.
FONTE: Portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - 22/04/08