Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CAMPANHA
OXFAM lança campanha sobre questões prejudiciais do açúcar
WhatsApp

02 de Outubro de 2013


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
campanha

Hoje, 2 de outubro, a OXFAM no Brasil lança uma campanha denominada "Gosto Amargo do Açúcar", uma ação no âmbito da campanha “Por Trás das Marcas”, também promovida pela entidade. O objetivo é focar na cadeia de açúcar, concentrando em três grandes empresas consumidoras desse alimento: Coca-Cola, Pepsico e Associated British Foods (ABF). A abordagem da campanha a essas empresas envolve questões sobre a injusta apropriação de terras, a existência de conflitos relacionados à terra em suas cadeias de fornecimento e outras problemáticas decorrentes do cultivo em cana-de-açúcar em larga escala para o atendimento da grande demanda mundial, da qual essas empresas possuem uma grande porcentagem nessa demanda. Esse é um tema muito relevante para o Brasil, pois, sendo o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, ele sofre com a expansão do agronegócio no cultivo desse alimento, já que os investidores deste negócio entendem que as áreas de produção da cana precisam ser ampliadas, e isso causa uma grande problemática de terra, como a invasão de terras indígenas para instalação de usinas de açúcar, fato que infelizmente já ocorre. Relatório e Petição Junto ao lançamento da campanha, a OXFAM lança também um relatório sobre a cadeia de açúcar mundial, que demonstra como as grandes marcas citadas acima não asseguram o direito à terra dentro de suas cadeias de fornecimento. No relatório, estão retratados dois casos no Brasil, um em Mato Grosso do Sul e outro em Pernambuco. As pesquisas para a composição do relatório também mostraram que as empresas mostram baixíssimo nível de conhecimento das questões de terra relacionadas à sua cadeia de fornecimento de cana-de-açúcar, matéria-prima cada vez mais utilizada por esta poderosa indústria em todo o mundo. Para que a sociedade participe da campanha e ajude a cobrar mudanças nesse processo de exploração, a OXFAM lança uma petição, em parceira com a Change.org, que pede que as empresas acabem com a apropriação injusta de terras. A assinatura dessa petição pode ser feita via internet, pelo site http://www.change.org/canajusta. Por trás das marcas A campanha “Por Trás das Marcas” analisa as políticas das 10 maiores indústrias de alimentos e bebidas no mundo, principalmente no que diz respeito ao posicionamento dessas empresas em questões que tem a ver com terra, água, direitos trabalhistas, transparência nas informações, dentre outros. Por esse motivo, a CONTAG apoia a campanha, que busca também contar com apoio popular para a pressão sobre as empresas, via os próprios consumidores. A Campanha pode ser acompanhada também pelo facebook e twitter: https://www.facebook.com/campanhacresca http://www.twitter.com/OxfamBR

PARTICIPE! FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico