Hoje, 2 de outubro, a OXFAM no Brasil lança uma campanha denominada "Gosto Amargo do Açúcar", uma ação no âmbito da campanha “Por Trás das Marcas”, também promovida pela entidade. O objetivo é focar na cadeia de açúcar, concentrando em três grandes empresas consumidoras desse alimento: Coca-Cola, Pepsico e Associated British Foods (ABF). A abordagem da campanha a essas empresas envolve questões sobre a injusta apropriação de terras, a existência de conflitos relacionados à terra em suas cadeias de fornecimento e outras problemáticas decorrentes do cultivo em cana-de-açúcar em larga escala para o atendimento da grande demanda mundial, da qual essas empresas possuem uma grande porcentagem nessa demanda. Esse é um tema muito relevante para o Brasil, pois, sendo o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, ele sofre com a expansão do agronegócio no cultivo desse alimento, já que os investidores deste negócio entendem que as áreas de produção da cana precisam ser ampliadas, e isso causa uma grande problemática de terra, como a invasão de terras indígenas para instalação de usinas de açúcar, fato que infelizmente já ocorre. Relatório e Petição Junto ao lançamento da campanha, a OXFAM lança também um relatório sobre a cadeia de açúcar mundial, que demonstra como as grandes marcas citadas acima não asseguram o direito à terra dentro de suas cadeias de fornecimento. No relatório, estão retratados dois casos no Brasil, um em Mato Grosso do Sul e outro em Pernambuco. As pesquisas para a composição do relatório também mostraram que as empresas mostram baixíssimo nível de conhecimento das questões de terra relacionadas à sua cadeia de fornecimento de cana-de-açúcar, matéria-prima cada vez mais utilizada por esta poderosa indústria em todo o mundo. Para que a sociedade participe da campanha e ajude a cobrar mudanças nesse processo de exploração, a OXFAM lança uma petição, em parceira com a Change.org, que pede que as empresas acabem com a apropriação injusta de terras. A assinatura dessa petição pode ser feita via internet, pelo site http://www.change.org/canajusta. Por trás das marcas A campanha “Por Trás das Marcas” analisa as políticas das 10 maiores indústrias de alimentos e bebidas no mundo, principalmente no que diz respeito ao posicionamento dessas empresas em questões que tem a ver com terra, água, direitos trabalhistas, transparência nas informações, dentre outros. Por esse motivo, a CONTAG apoia a campanha, que busca também contar com apoio popular para a pressão sobre as empresas, via os próprios consumidores. A Campanha pode ser acompanhada também pelo facebook e twitter: https://www.facebook.com/campanhacresca http://www.twitter.com/OxfamBR
PARTICIPE! FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila