23/01/2008 - 07h06
A implantação de 11 agropolos no município de Campo Grande (MS) foi definida na ultima sexta-feira (19/01) pela parceria entre a Secretaria de Fomento ao Agronegócio, Industria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia (Satur), e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Oscip Instituto Creatio, que articula as ações do agropolo junto ao MAPA.
A reunião que discutiu o encaminhamento dos projetos do agropolo ao Governo Federal teve a presença do prefeito do município, Nelson Trad, do secretário da Satur, João Carlos da Costa Sobrinho, da secretária de Estado de Produção, Tereza Côrrea da Costa, do representante do Mapa, Medson Janer, também coordenador do Núcleo de Agricultura Familiar e do presidente da Oscip Creatio, Luciano de Carvalho Mesquita.
O projeto piloto dividiu em 11 regiões a área rural de Campo Grande - Conquista, Rochedinho, Aguão, Nova Era e Terra Boa, Santa maria, Guariroba, Três Barros, Anhanduí, Três Corações, Zuzu e Coopgrande, e Ceasa. Com diferentes características de produção, cada área terá a execução de ações de acordo com seu potencial, frisando a organização das cadeias produtivas, por meio de infra-estrutura logística, armazenamento e comercialização. Além disto, será feito monitoramento, avaliação e implantação de escolas técnicas.
Os agropolos de produção atenderão aos pequenos agricultores familiares nas atividades de horticultura orgânica, silvicultura, pecuária leiteira, apicultura e criação de ovinos. Além de desenvolver estas atividades será incentivada a produção de 13 novas culturas para substituir a importação desses produtos de outros lugares da federação.
O agropolo é uma vitória tanto para ações que pretendem o desenvolvimento rural sustentável como para os pequenos agricultores rurais. "O problema dos produtores é vender não produzir. Com o agropolo o pequeno produtor vai ter dignidade de ganhar o pão com o próprio suor e não depender de sacolão", explica o engenheiro agrônomo, Medson Janer.
Campo Grande será a segunda capital a ter a implantação de agropolo, que já existe no Ceará e no interior do estado de Mato Grosso. Para verificar a funcionalidade do programa, representantes dos municípios sul-mato-grossenses deverão ir até esses locais, em visita marcada para 21 de feveriro.
"O estabelecimento dessa parceria é o reconhecimento da prefeitura da capital de Mato Grosso do Sul da competência e credibilidade do Instituto Creatio, que é uma instituição que nasceu em Cuiabá há quase dez anos e hoje é uma Oscip de grande respeitabilidade", observou o presidente do Creatio, Luciano Mesquita. FONTE: 24 Horas News ? MT