Uma das atrações do 1º Festival Nacional da Juventude Rural tem sido a Orquestra Filarmônica 11 de Agosto. Não é por menos. Todas as atividades do evento são embaladas pela orquestra, que a cada apresentação tem contagiado o público. O grupo é do município de Sairé, Pernambuco. São 27 integrantes regidos pelo músico e trabalhador rural Valdinez Júnior.
Valdinez, formado em música pela Universidade Federal de Pernambuco, conta que adquiriu o gosto por essa arte na própria cidade. Ele toca vários instrumentos, mas o preferido é o saxofone. Quando não está na lavoura ou na criação de gado, Valdinez se reúne com a orquestra. "É um trabalho voluntário. Repasso aos integrantes do grupo todo o meu conhecimento em música".
A Orquestra existe há mais de 50 anos, porém, estava desativada há seis. Valdinez explica que ela foi reativada em maio do ano passado na tentativa de afastar os jovens rurais do alcoolismo. Por isso, um dos pré-requisitos para participar do grupo é a pessoa não ter contato combebida.
Os instrumentos que os músicos tocam foram adquiridos com o apoio da população de Sairé. "Não foi fácil adquirir os instrumentos", lembra Valdinez. Foram organizados vários bingos e vendidas rifas. Mas o esforço, segundo ele, foi valeu a pena. A prova disso é a participação no festival.
Para o evento, foram escolhidos os 13 melhores músicos. Um deles é Tiago Gomes, percursionista de 24 anos, participante da orquestra há um mês. "Gosto muito de música, ela tem a força de trazer alegria ao povo", afirma.
Fonte: Poliana Nunes da Universidade Católica com Agência Contag de Notícias