O Congresso Nacional suspendeu a sessão parlamentar de ontem em luto à memória do senador Jonas Pinheiro (DEM). O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) anunciou que uma sessão solene será realizada em Brasília na semana que vem em homenagem a Jonas Pinheiro.
Em Mato Grosso, os Poderes Executivo e Legislativo cancelaram as atividades durante a tarde de ontem. O governo do Estado e as prefeituras de Santo Antônio de Leverger e Cuiabá decretaram luto oficial por três dias. O mesmo foi feito em dezenas de cidades de Mato Grosso.
As atividades em plenário no Congresso serão reabertas oficialmente hoje, com a realização de sessão parlamentar. Ontem, seria realizada uma sessão do Congresso às 11h e outra do Senado, às 14h. A pedido do presidente do Senado, participantes do Fórum de Legisladores G8+5 Mudanças Climáticas fizeram um minuto de silêncio durante a abertura do evento, no Palácio Itamaraty, em Brasília, no início da manhã de ontem.
Durante a manhã, as comissões do Senado também cancelaram reuniões e atividades. Jonas era titular de quatro comissões do Senado: Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e Agricultura e Reforma Agrária (CRA), além de participar de várias outras como suplente.
O governador Blairo Maggi suspendeu a agenda oficial ao meio-dia para acompanhar o velório e o enterro do senador. Ele considerava Jonas Pinheiro como verdadeiro "pai" na política, grande incentivador do ingresso na vida pública. Na Assembléia Legislativa, sessão plenária realizada durante a manhã desta foi marcada por discursos em homenagem a Jonas Pinheiro. Vários parlamentares lamentaram a morte do político durante a sessão, transmitida ao vivo na TV aberta.
Apontado como hábil político além de forte liderança rural, Jonas Pinheiro tinha títulos de cidadão concedidos por praticamente todos os 141 municípios de Mato Grosso. Prefeitos de vários pontos do Estado marcaram presença no velório ao longo do dia, em Santo Antônio de Leverger. (JS) FONTE: Diário de Cuiabá ? MT