Organizações de mais de 20 países, que representam agricultores e agricultoras familiares, indígenas, mulheres, movimentos de luta pela terra e pela agroecologia, entre outros, estão reunidos de 4 a 8 de setembro, na Guatemala, para avaliar as ações realizadas pela Aliança pela Soberania Alimentar dos Povos da América Latina e Caribe, planejar as próximas atividades e definir as prioridades que a Aliança irá coordenar junto a todas as redes que a compõe, entre elas a CONTAG e a COPROFAM.
Também está em debate a estratégia de diálogo com o Comitê Internacional de Planificação pela Soberania Alimentar (CIP) e com o Comitê de Segurança Alimentar da FAO (CSA/FAO). “Está é uma assembleia muito importante e significativa. Estamos avaliando as ações realizadas até o momento e especialmente o diálogo que a Aliança manteve com a FAO em relação a esse tema de combate à fome e o fortalecimento das políticas da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável em toda a região”, explica o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que também é o secretário-geral da COPROFAM.
Neste diálogo junto ao CSA/FAO, Alberto Broch é o representante da agricultura familiar da região neste espaço e a próxima reunião acontecerá em outubro deste ano, em Roma, na Itália.
Durante a Assembleia da Aliança, Broch também foi convidado a fazer uma análise de conjuntura. “Tivemos a oportunidade de fazer uma análise de conjuntura sobre o atual momento vivido no Brasil, especialmente sobre as nossas preocupações com a perda de direitos. Também fizemos uma denúncia muito forte dos assassinatos no campo, especialmente deste último crime que vitimou a nossa companheira do Mato Grosso, Terezinha Rios Pedrosa e o seu esposo”, destacou o dirigente.
A atividade na Guatemala também contou com análises de conjuntura sobre a situação dos outros países latino-americanos e caribenhos, sobre as lutas das organizações pelo direito à alimentação e com uma Feira pela Soberania Alimentar, realizada no Parque Central.
Nesta sexta-feira, 8 de setembro, o evento será encerrado com a escolha do novo comitê facilitar e secretaria da Aliança e com a aprovação da Declaração Final da II Assembleia. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi