Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Organizações da Agricultura Familiar reafirmam compromisso de fortalecer a Reaf Mercosul e denunciam os retrocessos de direitos
WhatsApp

23 de Junho de 2017



TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais



As organizações da agricultura familiar, camponesa e indígena que participam da I Conferência Regional de Agricultura Familiar do Mercosul Ampliado, realizada no marco da XXVI Reunião Especializada da Agricultura Familiar (Reaf) durante esse semana em Olmué, no Chile, aprovaram nesta quinta-feira (22) uma declaração com a reafirmação do compromisso das entidades com os objetivos fundamentais da Reaf Mercosul enquanto espaço estratégico para o diálogo e elaboração de políticas públicas específicas para a agricultura familiar nos países participantes do bloco.

Nesse documento, que contou com importante participação da CONTAG na sua construção, as organizações convocam os governos a não retrocederem nos seus compromissos de avançar com os temas da agenda deste espaço, aprovando as recomendações de políticas necessárias a serem implementadas em cada Estado, como princípio fundamental para melhorar as condições de trabalho e vida dos agricultores e agricultoras familiares, camponeses e indígenas. “Destacamos que a ampliação, criação e implementação das políticas públicas para a agricultura familiar camponesa e indígena é base fundamental para o desenvolvimento rural e a soberania e segurança alimentar”, de acordo com trecho da declaração.

As organizações também acrescentaram ao documento a importância da participação da Reaf no Ano Internacional da Agricultura Familiar em 2014 (AIAF 2014) e recomendam a aprovação da agenda da década AIAF+10, com o objetivo de construir diretrizes para a geração de políticas públicas para a agricultura familiar camponesa e indígena.

A declaração também denuncia os recentes retrocessos nas políticas públicas e nos direitos conquistados ao longo dos últimos anos a partir de muita luta. Além disso, destaca a preocupação com a criminalização da luta social e da vulnerabilidade dos direitos das pessoas e das organizações da agricultura familiar, camponesa e indígena, principalmente com a perseguição e ameaças a dirigentes destas entidades. “Reafirmamos o nosso compromisso com a democracia nos nossos países e na região”, reforça o documento.



Essa declaração foi entregue aos representes dos governos dos países que compõem o Mercosul ampliado durante o Plenária Oficial da Reaf que acontece hoje (23), no Chile. “Apesar da conjuntura que afeta não só o Brasil, mas a maioria dos países da região, avaliamos que a reunião da Reaf avançou bastante nos debates nos grupos e esperamos que as recomendações sejam referendadas hoje no Plenário Oficial da Reaf”, avalia a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, que está no Chile participando da atividade.

Durante essa semana, na agenda de preparação para o Plenário Oficial da Reaf, foram também realizadas reuniões dos Grupos Temáticos, como o de Mulheres, Juventude e Acesso à Terra, por exemplo, que contribuíram com subsídios para a construção da declaração das organizações. “Para nós mulheres, além do espaço do grupo, tivemos várias reuniões extras no sentido de nos aproximar mais e de dialogar sobre os temas que nos unificam, como a luta pela igualdade, a violência contra as mulheres, entre outros. Foi um momento muito rico de integração, de fortalecimento das nossas organizações e dos países do Mercosul ampliado”, ressalta Mazé.



CARTA DE OLMUÉ A Carta de Olmué, aprovada nesta sexta-feira (23), trata do realinhamento político dos governos do Mercosul ampliado e uma renovação do compromisso de continuar a fortalecer a Reaf Mercosul. Essa iniciativa é fruto de uma ampla e forte articulação das organizações da agricultura familiar camponesa e indígena com setores progressistas dos governos. Para a CONTAG, esse é um importante avanço frente à situação em que se encontrava a Reaf na atual conjuntura política dos países da região.

A carta foi assinada pelos representantes dos governo da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai e aponta o compromisso às Diretrizes de Políticas Públicas a partir de alguns temas que deverão ser trabalhados em uma agenda da agricultura familiar, por exemplo, assistência técnica e extensão rural, inovação e tecnologia, associativismo e cooperativismo, apoio à comercialização e desenvolvimento de novos mercados, igualdade de gênero, estratégias de apoio a jovens rurais, entre outros.

Clique AQUI para baixar a Carta de Olmué. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico