Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Organizações da Agricultura Familiar assinam importante Declaração na VI Conferência Mundial
WhatsApp

28 de Março de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

O encontro de organizações e governos de todos os continentes na VI Conferência Mundial da Agricultura Familiar, em Bilbao, País Basco – Espanha, está chegando ao fim. Uma das principais atividades de encerramento foi a assinatura da Declaração das Organizações da Agricultura Familiar e outras OSCs, documento que une percepções, desafios e perspectivas das organizações que participaram da Conferência para a Década da Agricultura Familiar.

“Além dos nossos pensamentos enquanto organizações, essa Declaração representa também o compromisso que assumimos, e esperamos que os governos, parlamentos e toda a sociedade também possam assumir, com a causa da Agricultura Familiar, tão nobre e importante para o mundo”, conta Alberto Broch, vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG e secretário Geral da COPROFAM, que participou do evento representando as duas entidades. A CONTAG também foi representada pela secretária de Mulheres, Mazé Morais, e pela secretária de Jovens, Mônica Bufon.

Além da reflexão e reafirmação da importância do papel da Agricultura Familiar para a geração empregos e renda, gestão sustentável do ecossistema e produção de alimentos saudáveis em todo o mundo, a Declaração fala ainda do desejo dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e seus movimentos de participarem e cooperarem em todas as etapas da Década. O documento afirma ainda a importância das demandas das mulheres e da juventude rural para o desenvolvimento pleno da Agricultura e sua continuidade pelas próximas gerações.

A ideia desta Declaração surgiu durante o encontro internacional em preparação à Conferência Mundial que a CONTAG sediou mês passado. Reuniram-se Federações filiadas à CONTAG, dirigentes da COPROFAM e participantes do Programa de Diálogo Rural Regional (PDRR), e desta reunião nasceu a sugestão de um documento que trouxesse as abordagens que a Declaração traz.

Leia a Declaração das Organizações da Agricultura Familiar e outras OSCs na íntegra a seguir:

DECLARAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR E OSCs DURANTE A VI CONFERÊNCIA GLOBAL SOBRE A AGRICULTURA FAMILIAR

Nós, as Organizações de Agricultores e Agricultoras e outras OSCs reunidas na VI Conferência Global sobre Agricultura Familiar, afirmamos que:

A Agricultura Familiar produz mais de 80 por cento dos alimentos do mundo em termos de seu valor a nível mundial, desempenhando um papel vital não somente na produção sustentável de alimentos, mas também no emprego rural e na geração de rendimentos, na gestão ambiental das áreas rurais e marinhas e sua biodiversidade. Também é a fonte de elementos culturais significativos para cada povo e, em última instância, um pilar fundamental do desenvolvimento geral dos países, que contribui para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Quando se estabelece um ambiente propício adequado aos países, com políticas públicas específicas implementadas a favor da Agricultura Familiar, esta pode garantir uma vida digna para os agricultores e agricultoras familiares, incluindo os e as campesinos, as comunidades indígenas, as e os Pescadores e pastores, e pode satisfazer as necessidades das e dos consumidores mais apropriadamente e de forma eficaz.

Devido aos resultados altamente positivos do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF-2014) em todo o mundo, dezenas de organizações de agricultores e agricultoras familiars e outras organizações da sociedade civil solicitaram a Declaração da Década para a Agricultura Familiar. O processo na Assembleia Geral das Nações Unidas foi liderado pelo Governo da Costa Rica e apoiado por um grupo de 14 países e organizações internacionais, especialmente o FIDA e a FAO. Finalmente, em dezembro de 2017, a Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua Sessão 72, proclamou a Década para a Agricultura Familiar 2019-2028 das Nações Unidas, como um marco para que os países desenvolvam políticas públicas e inversões para apoiar a Agricultura Familiar e contribuam para a conquista dos ODS abordando a Agricultura Familiar desde uma perspectiva holística e incluindo a erradicação da probreza rural em todas as suas formas e dimensões.

Portanto, estamos satisfeitos que os Estados membros da ONU se unam a nós nesta visão, através de seu apoio a essa iniciativa global.

A Década para a Agricultura Familiar foi nossa petição, nossa visão, mas sobretudo, é nossa oportunidade para, coletivamente, conquistar mais e melhores políticas públicas a Agricultura Familiar e defender as existentes; ser uma força importante por trás da implementação de tais políticas; assegurar-se que a Agricultura Familiar seja entendida e reconhecida por seu valor; colocar as pessoas acima dos interesses principais; para construir um futuro melhor em nossas áreas rurais e, também, para nossas cidades.

Nesse sentido, nós, as organizações de agricultores e agricultoras e as OSCs reunidas em Bilbao, aplaudimos a celebração da VI Conferência Global sobre Agricultura Familiar que reuniu representantes de organizações de agricultores e agricultoras e outras organizações da sociedade civil, governos, organizações internacionais, centros de investigação e cooperativas dos cinco continentes.

Reafirmamos que a melhora da qualidade de vida e trabalho dependerá da cooperação e da ação conjunta das organizações representativas da Agricultura Familiar, dos organismos internacionais diretamente envolvidos no processo (FAO e FIDA), e dos governos em assumir o compromisso de implementar a nível nacional e local as políticas públicas necessárias para a Agricultura Familiar. O Plano de Ação da Década da Agricultura Familiar nos convoca a trabalhar juntos e avançar nos Direitos dos Campesinos e Campesinas; acesso e controle sobre a terra, a água, os recursos genéticos, os territórios e aos mercados, assegurar a inversão e o fomento produtivo, atenuar os efeitos da mudança climática, promover a autonomia econômica e o empoderamento das mulheres e eliminar todas as formas de violência contra elas, assim como, animar a juventude a permanecer em seus territórios e garantir a substituição geracional.

Nós, as Organizações de Agricultores e Agricultoras e outras OSCs reunidas na VI Conferência Global sobre Agricultura Familiar, nos comprometemos a compartilhar os resultados da VI Conferência Global sobre Agricultura Familiar em nossos territórios, nossas comunidades, nossos agricultores e agricultoras familiares.

Solicitamos encarecidamente aos Governos, ao Comitê Diretivo Internacional da Década, sua Secretaria e as demais partes interessadas:

1. Que tenham em conta os resultados de nossas discussões em Bilbao;

2. Incluir os Agricultores e Agricultoras familiares e nossas organizações no processo de construir uma agenda estratégica de cooperação mais horizontal, transparente, inclusive e participativa para a implementação da Década em todos os níveis (global, nacional e local);

3. Considerar que os Agricultores e Agricultoras familiares e nossas organizações devem ser reconhecidos como sócios e sócias chave fundamentais que participam nos espaços de governança, a nível mundial, nacional e local, para contribuir com o desenho, coordenação, monitoramento e avaliação da implementação da Década e das políticas e ações nacionais adotadas em cada país;

4. Considerar que os Agricultores e Agricultoras familiares e nossas organizações devem beneficiar-se de todo o apoio necessário, incluindo o financeiro e técnico direto, para ajudar-nos a promover sistemas alimentares e dietas sustentáveis, vivendo dignamente de nossa profissão;

5. Solicitamos aos Governos, ao Comitê Diretivo Internacional da Década, a sua Secretaria e às demais partes interessas que reconheçam a contribuição que fizeram os Agricultores e Agricultoras familiares através das gerações, criando, mantendo e conservando os ecossistemas, e nosso papel essencial agora para garantir a sobrevivência da humanidade.

Sigamos construindo o futuro, juntos e juntas! FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico