O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) é um sistema que compreende os Sindicatos, Federações e CONTAG. Nesse sentido, a organicidade do MSTTR tem que considerar e valorizar a diversidade e especificidade de culturas, formas de vida, meios de produção e os biomas dos seus públicos.
No que se refere à abordagem deste tema no 11º Congresso da CONTAG, foi aprovado pelos delegados e delegadas o estabelecimento de processos e prazos comuns para a reformulação dos estatutos de todas as instâncias do MSTTR.
Também será necessário aprimorar as ações para atuar de forma articulada e integrada, decidindo coletivamente sobre as prioridades estratégicas que fortaleçam a ação político-sindical. Um novo item aprovado no plenário destaca a importância de se estabelecer mecanismos que promovam o cumprimento das deliberações congressuais, potencializando ações que vão desde a dimensão formativa até processos de fiscalização e atuação das comissões de ética, prevendo, inclusive, punições que não respeitem tais deliberações. FONTE: Imprensa CONTAG - Carolina Almeida