Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OPINIÃO - DIQUE CONTRA A INFLAÇ
Opinião - Dique contra a inflação
WhatsApp

19 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
opinião - dique contra a inflaç

A elevação dos preços dos alimentos e dos insumos industriais acima das expectativas do governo desafia a adoção de medidas mais severas para manter a inflação sob controle. Na hora em que concedeu linhas de crédito menos onerosas e impulsos fiscais para o setor agrícola, as autoridades econômicas se mostraram conscientes do problema e dispostas a enfrentá-lo. O primeiro movimento se deu com a isenção de pagamento do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) à importação de trigo. O encargo, agora alvo de dispensa, representa 25% do valor do transporte pago por importadores.

Cogita-se de estender a desoneração fiscal da AFRMM aos segmentos de fertilizantes e defensivos agrícolas. Como também estão em estudo a ampliação e o barateamento do crédito para alavancar o aumento da produção no âmbito do Plano de Safra Agrícola 2008/2009. Pretende-se buscar, pela expansão da colheita e da irrigação de financiamento a juros abaixo dos vigentes, a redução de preços ? ou, pelo menos, mantê-los estáveis ? junto ao consumidor. Dito de outra forma, atacar a escalada da carestia. Os alvos do benefício deverão ser o feijão, o arroz, o milho e, também, o trigo.

O problema é que, à margem das equações construídas no Banco Central (BC) e nos ministérios da Fazenda e da Agricultura, o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) anotou alta de 1,52% em maio. O percentual é superior três vezes ao registrado em abril (0,45%). No acumulado de 12 meses, o índice alcança 10,71%.

A maior contribuição para o empuxe inflacionário veio dos mais altos valores dos produtos industriais no atacado. O aumento substancial dos minérios exacerbou o custo do aço. Daí os reajustes dos preços dos automóveis, equipamentos agrícolas, eletrodomésticos e artigos usados na construção civil, por exemplo. Já o petróleo mais caro arrastou para dentro do surto inflacionário as mercadorias da cadeia petroquímica ? embalagens plásticas, adubos, tintas, entre dezenas.

Diante do cenário nada alentador, não parece que a ferramenta monetária lastreada na elevação da taxa de juros, conforme cogita o Banco Central, seja suficiente para dissipá-lo. É possível, até, que os incentivos fiscais e creditícios já aprovados e outros em perspectiva sejam anulados, pelo menos em parte, pelos juros mais altos. Há pela frente, ensina a lição dos fatos, a necessidade de recorrer a diretrizes alternativas.

Entenda-se que o avanço do IGP-10 em maio de 1,52% retrata incidência universalizante: abrange a produção do campo e a da indústria de bens duráveis. Exige, pois, reação governamental também universalizante. Entre as iniciativas capazes de fazê-la eficaz, figuram a reavaliação da política fiscal para promover adequada redução da carga tributária e submissão dos gastos públicos a severa dieta de emagrecimento. Com a primeira se opõe forte resistência aos espasmos da inflação. E, com a segunda, retira-se de circulação montante considerável de meios de pagamento, dique contra a onda inflacionária impulsionada por excesso de demanda.

FONTE: Correio Braziliense - 19/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico