Demorou, mas enfim o Banco do Brasil (BB) atendeu à reivindicação da CONTAG para que se iniciasse, em caráter de urgência, a operacionalização da Linha Especial de Crédito de Investimento para Agricultores Familiares de municípios da região Sul, afetados pela seca e estiagem, nos termos da Resolução CMN 4.112, que data de julho de 2012.
Segundo informou o BB, as contratações das operações dessa linha de crédito se iniciaram desde 14 de setembro. A elaboração dos projetos já pode ser iniciada, porque as disposições normativas e o modelo de projeto técnico simplificado já foram previamente divulgados na rede de agências do Banco do Brasil.
A CONTAG lembra ainda que o prazo de contratação vai até 31 de janeiro de 2013 e que o limite de crédito por beneficiário é de R$ 10 mil reais, com taxas de juros de 1% ao ano, com até 10 anos para pagar, incluídos até três anos de carência. E, se pagar as parcelas em dia, o beneficiários terá 20% de desconto. “Para maiores informações, procurem o Sindicato de Trabalhadores/as Rurais de seu município”, explica Antoninho Rovaris, secretário de Política Agrícola da CONTAG. FONTE: Imprensa CONTAG - Maria do Carmo de Andrade Lima