O Centro de Recursos Ambientais (CRA) realizou esta semana a fiscalização no entorno do Parque Estadual das Sete Passagens, no município de Miguel Calmon. Na fiscalização, foram constatadas várias frentes de desmatamento na área do entorno do parque, com supressão de madeira de espécies nobres, como maçaranduba, sapucaia, cedro, pau-de-óleo, pau-pombo e ipê.
Na localidade de Laranjeira, no povoado de Mata do Pinto, Sivanildo de Jesus Carolino foi flagrado cortando madeira. Ela estava sendo empilhada para transporte e comercialização. Sem autorização do órgão ambiental, o infrator foi autuado pelo CRA, sendo a madeira apreendida no local.
Em uma comunidade conhecida como Olhos d?Água, no lado sul do parque, próximo a Serra Branca, foram encontradas em serraria clandestina, pertencente a Milton Soares de Aragão, 180 toras de madeira, além de cinco pranchões, correspondentes a quatro cargas de caminhão.
Já na Fazenda Frigideira, foi verificada a extração de madeira em área de proteção permanente (APP). No local, João Miguel de Souza, agricultor aposentado, fazia o transporte por arraste das toras, por meio de um jumento. Interrogado, João Miguel disse que a madeira pertencia ao proprietário da terra, Justo dos Santos Figueiredo, que não foi encontrado pela fiscalização.
*Fonte: Agecom FONTE: Ibahia.com ? BA