A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) realizou nesta semana, nos Estados do Piauí e da Bahia, mais momentos de escuta desta 2ª etapa das Oficinas de Base da CONTAG. Os temas das Eleições 2022 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram aprofundados, assim como em outros territórios onde já aconteceram as Oficinas.
No Piauí, a Oficina de Base aconteceu em Teresina, de 06 a 08 de abril de 2022, com a participação de 80 dirigentes sindicais dos 40 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTRs) dos Polos de Teresina, Piripiri e Médio Parnaíba e teve a contribuição da CONTAG através das secretárias de Mulheres Mazé Morais e de Políticas Sociais Edjane Rodrigues, além da Diretoria da FetagPI e de assessores(as) da Confederação e da Federação.
Foto: Assessoria de Meio Ambiente da CONTAG - Raul Zoche
A Oficina dos Polos de Teresina, Piripiri e Médio Parnaíba finalizou com a proposta de um planejamento de Luta pela Terra e o Meio Ambiente, tendo como focos: a Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas, a efetivação de uma comunicação orgânica que chegue à base, a eleição de uma deputada orgânica do Sistema Confederativo, a realização de feiras agrícolas, entre outras estratégias.
Foto: Assessoria da FETAGPI - Iure Anderson
É emocionante voltar à base e vivos(as) depois de um período tão intenso de pandemia. Na Oficina também tivemos a oportunidade de refletir sobre a importância de valorizar e priorizar nossas potencialidades e assim fortalecer a luta sindical da agricultura familiar e seguirmos avançando com a Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas e a eleição de candidaturas orgânicas do nosso Sistema Confederativo , destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
Os companheiros e companheiras valorizaram o papel que as Oficinas de base têm neste ano em que acontecem as Eleições e reafirmaram que o caminho para avançar nas políticas públicas e na reforma agrária é pautar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), a partir de atividades na e da base. Também foi muito valorizada a Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas que visa consolidar a sustentabilidade política e financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG, pontua a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
Na Bahia, a Oficinas de Base tiveram a participação de dirigentes sindicais de 34 municípios dos Polos Sindicais Chapada Diamantina e Paramirim, com a contribuição das secretárias da CONTAG, de Política Agrícola Vânia Marques e de Meio Ambiente Sandra Paula Bonetti, da Diretoria da FetagBA e assessorias da Confederação e Federação.
Foto: Assessoria de Política Agrícola da CONTAG - Arnaldo Brito
A partir dos debates realizados nos Polos Sindicais Chapada Diamantina e Paramirim, de 5 a 7 de abril de 2022, os(as) presentes reafirmaram a importância de intensificar ações nas bases, fortalecimento da estratégia das delegacias e mutirões sindicais, do estabelecimento de parcerias, da organização da produção e comercialização, amparados por processos formativos e de comunicação efetivos. E em especial, de resgatar os compromissos da 1ª etapa das Oficinas de Base da CONTAG e, nesta 2ª etapa, realizar encontros sobre os temas das Eleições 2022 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo, e em seguida fazer uma agenda que consolide esses compromissos.
Foto: Secretária de Meio Ambiente da CONTAG - Sandra Paula Bonetti
De forma bastante participativa, as Oficinas apontaram caminhos sobre as Eleições de 2022 e o projeto de sociedade que o Brasil precisa e para a questão da Sustentabilidade Político-Financeira, com ênfase na Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas que é um convite para a base para criar estratégias de valorização do Movimento Sindical , avaliou a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Conseguimos fazer o exercício de olhar para a 1ª etapa das Oficinas de Base da CONTAG e ver o que já foi consolidado e o que nesta 2ª etapa precisa avançar no planejamento da ação sindical. Precisamos priorizar os sujeitos do campo e da cidade para que entendam os projetos em disputa no Brasil, onde a preservação do meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis têm relação direta com as gerações presente e futura. E, para isso, as políticas públicas no meio rural são fundamentais, frisa a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.
A 2ª etapa das Oficinas de Base da CONTAG tiveram início em março e vão até agosto deste ano, em todo o Brasil. FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes