Dirigentes, assessores(as) e contadores(as) de todas as Federações e da CONTAG estarão reunidos nos dias 11 a 13 de dezembro de 2018, em Brasília, para a Oficina Nacional sobre Gestão Administrativa, Financeira e Contábil.
Os objetivos são construir estratégias de atuação político-sindical para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR); e realizar processo formativo com os(as) participantes para atualizar e unificar novos procedimentos administrativos, financeiros e contábeis, que favoreça uma administração transparente e democrática das entidades sindicais.
Na abertura da oficina, o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, destacou alguns desafios para a gestão das entidades sindicais no atual cenário político e econômico brasileiro. “Diante do cenário que vamos viver a partir do próximo ano e da vigilância e fiscalização constantes, vamos ter ainda mais desafios e precisamos ser ainda mais cautelosos na gestão e processos contábeis das nossas entidades sindicais. O cenário não é favorável para o movimento sindical. Já enfrentamos muitos desafios durante o governo de Temer e a previsão é que a situação piore”, alerta o dirigente.
Juraci ressaltou, ainda, a importância dos profissionais da área contábil para a sustentabilidade do Sistema Confederativo CONTAG (CONTAG, Federações e Sindicatos). “Precisamos manter ou restabelecer diálogo direto com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, pois são eles(as) que garantem a sustentabilidade no Sistema Confederativo CONTAG. E vocês são peças fundamentais nesse processo”.
O secretário fez também um resgate de todo o trabalho ao longo do tempo visando melhorias na gestão da CONTAG, que contou com a colaboração de profissionais das Federações, e que trouxeram resultados positivos e que ainda estão em execução pelo setor contábil.
Durante os três dias, serão tratados os temas da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo CONTAG; Contabilidade e Sustentabilidade Político-Financeira; eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho; Obrigações Acessórias (SPED – Reinf e DCTFWeb EFD – Reinf); Solução de Consulta COSIT nº 104 e COSIT nº 187; construção de agenda; avaliação; entre outros temas.
A Oficina Nacional sobre Gestão Administrativa, Financeira e Contábil faz parte das ações formativas do Programa Nacional de Fortalecimento das Entidades Sindicais (PNFES) e da estratégia de divulgação do Plano Sustentar.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi