Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONTAG
Oficina com participação das Federações e Regionais para fortalecer a ação sindical
WhatsApp

13 de Junho de 2017

TEMAS RELACIONADOS:
planejamento estratégico contag

Nesta semana, de 12 a 16 de junho de 2017, a Diretoria e Assessoria da CONTAG, as Coordenações Regionais e representações das Federações filiadas estão reunidas em Brasília na 1ª Oficina de Planejamento Estratégico da CONTAG para a Gestão 2017-2021.



Os principais objetivos são debater a conjuntura nacional, identificando os desafios para a ação do sistema CONTAG na representação específica da agricultura familiar; definir as diretrizes de ação da Confederação para os próximos quatro anos; estruturar o Plano de Ação para o ano de 2017; e construir estratégias e procedimentos de gestão que valorizem a integração das Secretarias e áreas de atuação. “Pela primeira vez vamos construir um planejamento com a participação das Federações. Que possamos ter muito ânimo e energia para definir os rumos da nossa CONTAG e do MSTTR”, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, durante a abertura política da oficina.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, também está com grandes expectativas com este planejamento estratégico da gestão. “Queremos fazer um planejamento com o olhar da base para orientar o Movimento Sindical no geral. Todos(as) somos capazes de realizar um bom trabalho na conjuntura atual, construindo a nossa organização específica para os agricultores e agricultoras familiares”, acredita Santos.

O primeiro dia da oficina foi dedicado à análise do contexto político e econômico brasileiro e da agricultura familiar. O diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, trouxe em sua fala vários elementos voltados para o atual cenário econômico do Brasil e do mundo, e apontou rumos para o Movimento Sindical. “Que neste planejamento vocês levem em consideração que o Movimento Sindical faz parte de uma das maiores economias do planeta. A economia do Brasil! Temos um grande território, com base agrícola para produção em um planeta que tende a chegar à 10 bilhões de habitantes e que vão precisar ser alimentados... Por isso, esta economia do Brasil está sendo bastante disputada pelas grandes corporações. Todos aqueles que querem ganhar dinheiro, olham para o Brasil e dizem: lá é um espaço para produção de alimentos. Desta forma, a atual economia do mundo está alterando a regra de jogo de propriedade de ativos rapidamente, e tem colocado em risco a soberania do nosso país. Recentemente colocaram uma presidenta para fora, pois ela se dispôs a mexer nos contratos com as grandes corporações. Na consequência desse desmonte da nossa soberania, por influência das multinacionais e com ajuda do governo Temer, do Congresso Nacional e dos Meios de Comunicação, estão alterando através de Propostas de Emenda à Constituição (PEC´s) a venda de nossas terras para estrangeiros, mudando as regras para as reservas ambientais e de terras de fronteiras, facilitando a venda dos nossos ativos, retirando os direitos trabalhista e previdenciário já conquistados pelos trabalhadores(as). Diante deste cenário de disputa econômica internacional e do consequente desmonte de direitos no Brasil, o Movimento Sindical precisa se reinventar. Ser mais atuante para conquistar instrumentos de luta em defesa da classe trabalhadora e do nosso Território”, destacou Clemente.

Outro momento bastante rico em informações e politização foi a apresentação da Pesquisa realizada no 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), coordenada pelo professor Arilson Favareto. Segundo Favareto, foram 1003 questionários autoaplicados e 321 entrevistas realizadas e dados apontaram cenários e tendências da agricultura familiar, que darão uma boa contribuição para o planejamento desta gestão, definindo as prioridades e desafios a partir desse olhar e resposta da base. O professor apresentou alguns dados já tabulados sobre o perfil dos entrevistados, condições de organização do domicílio ou do empreendimento familiar, a trajetória no Movimento Sindical, a participação em atividades de Formação, sobre mobilizações e ações de massa, a participação nas organizações e em outros espaços, o acesso a políticas públicas, a opinião sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), sobre a estrutura e organização sindical, a opinião sobre a representação da agricultura familiar e informações sobre o sindicato que é vinculado.

FONTE: Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi e Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico