O oficial de Justiça Adelcio Renostro esteve na Syngenta em Santa Tereza do Oeste por volta das 14h30 de hoje (27) para entregar um mandado de reintegração de posse aos ocupantes do local.
Segundo o oficial, os integrantes da Via Campesina e do MST devem sair do Centro de Pesquisa ainda hoje. Os acampados que receberam o comunicado disseram que não tem condições de deixar o local nesta quinta-feira.
Diante da situação o, o oficial disse que o juiz será comunicado para solicitar reforço policial. "Isso será comunicado ao juiz que pode requerer o reforço. Minha função é apenas notificar, cabe ao juiz decidir e à Secretaria de Segurança do Estado analisar a melhor forma de cumprir a determinação, caso os ocupantes não saiam. Com relação a prazos de agora em diante também depende do juiz determinar quanto tempo eles terão para sair, já que disseram que hoje não será possível", observou.
A ordem de reintegração de posse veio do Tribunal de Justiça do Paraná. A Syngenta havia requerido um revigoramento da medida liminar de reintegração que acabou sendo concedido pelo juiz Fabrício Priotto Mussi da 1ª Vara Cível.
O Juiz determina aplicação de multa diária no valor de R$ 50 mil ao Estado do Paraná, caso a ordem judicial não seja cumprida.
A área da Syngenta foi invadida pela última vez em 21 de outubro, quando houve um confronto entre integrantes do MST e da Via Campesina e seguranças terceirizados. Na época, um segurança e um líder do MST morreram. O local havia sido ocupado também em 2006. FONTE: Central Gazeta de Notícias ? PR