Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OBRAS SEGUEM CRONOGRAMA ACELERA
Obras seguem cronograma acelerado
WhatsApp

18 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
obras seguem cronograma acelera

A ferrovia Transnordestina vai cobrir um trecho entre o porto fluvial de Petrolina (PE) e Missão Velha (CE)

Crato. O canteiro de obras da ferrovia Transnordestina já se encontra no município de Brejo Santo. Mas isso não significa que o primeiro trecho de 32 quilômetros esteja em fase de conclusão. As máquinas foram deslocadas para Brejo Santo antes da conclusão do trecho de Missão Velha. Na verdade, apenas 10 quilômetros estão em condições de receber os trilhos, 10% do total de 100 quilômetros que liga Missão Velha a Salgueiro (PE).

A reportagem esteve no canteiro de obras e nos trechos já construídos. Entre a Vila Conceição, em Brejo Santo, e o Sítio Queimadas, em Abaiara, onde estão concentradas as máquinas pesadas, os trabalhos prosseguem em ritmo acelerado. Os moradores da área cortada pela ferrovia estão na expectativa de que o trem vai trazer desenvolvimento.

O agropecuarista Joaquim Leite Moreira, residente no Sítio Queimada, está entusiasmado com o empreendimento. Ele passa o dia no terreiro de casa, observando o movimento das máquinas. "Eu não entendo muito dessas coisas, mas estou com o pressentimento de que o trem vai ser bom para todos nós", acredita. Moreira diz que não tem do que reclamar. Ele foi indenizado com R$ 1.200,00 pelas terras.

O agricultor José Rolim Filho diz que o trem já começou a dar lucro com a abertura do mercado de trabalho para os operários que estão trabalhando na construção da ferrovia. Para Rolim, este foi o melhor presente para a região, principalmente para o município de Missão Velha que tem um grande número de desempregados.

Os representantes regionais das empresas que estão construindo a obra não dão informações. Um funcionário do escritório da Empresa Industrial Técnica S/A (EIT), responsável pela execução da obra, disse que somente a diretoria fala sobre o assunto. Em contato telefônico com a empresa em Fortaleza, não foi possível um retorno até o fechamento desta edição. O superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes no Ceará (DNIT), Engenheiro Armando Fontenelle, foi lacônico. "Somos responsáveis apenas pelas desapropriações. Cabe à Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) fornecer mais detalhes", afirmou.

Depois de vários telefonemas, a reportagem falou com a secretária do presidente da CFN, Tufi Daher Filho, que prometeu agendar uma possível entrevista. Também não houve retorno do órgão até o fechamento desta edição.

De acordo com o projeto, a ferrovia vai cobrir um trecho entre o porto fluvial de Petrolina (PE) e Missão Velha (CE), onde se interligará a malha nordestina administrada pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). Um segundo trecho projetado ligará o município cearense de Araripe e o Porto de Suape (PE). Essa via já foi apelidada de "ramal do gesso", pois servirá para transportar esse produto para exportação.

A construção e operação estão a cargo CFN ? concessionária da malha ferroviária da região. O projeto exigirá investimentos de R$ 4,5 bilhões, que serão aplicados na construção do novo trecho, compra de novos vagões e locomotivas e na recuperação de trechos.

A ferrovia faz parte do Plano de Revitalização de Ferrovias, lançado pelo presidente Lula. Serão 1.860 quilômetros de extensão, sendo 905 de novas linhas. A previsão é de que a obra seja concluída em três anos. Terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano, de produtos como soja, biodiesel, frutas, álcool e minérios.

SAIBA MAIS

Importância

A Ferrovia Transnordestina é importante não apenas para Pernambuco, mas, igualmente, para os nove Estados do Nordeste, desde o Maranhão até a Bahia, interligando os pólos de produção agrícola, mineral e industrial da região. Foi iniciada sua implantação no ano de 1990.

Extensão

Com cerca de 2 mil quilômetros de extensão, a ferrovia ligará os portos de Suape (PE) e Pecém (CE) a regiões como o sudeste do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia, transportando produtos diversos.

Mais informações:

Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN)

Avenida Francisco Sá, 4829, Álvaro Weyne, Fortaleza

4008.2525 ou 3286.1836

ANTÔNIO VICELMO

Repórter FONTE: Diário do Nordeste ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico