Uma visão diferente sobre o meio-ambiente e a perspectiva de crescimento do consumo de etanol - o álcool combustível - será apresentada hoje em Criciúma pelo coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) em Santa Catarina, Vilson Santin. Ele participa do debate Meio Ambiente e Política do Etanol, a partir das 19 horas, na Universidade do Extremo Sul-catarinense (Unesc).
Segundo a organização do evento, o objetivo será oferecer um contra-ponto sobre o tema, que tem sido apontado como a grande solução para a provável escassez de petróleo no futuro. O MST acredita que a exploração descontrolada da cana-de-açúcar como fonte renovável de combustível poderá gerar uma grande redução na produção de alimentos.
Problemas sociais
A entidade tem destacado também os problemas sociais que costumam envolver a produção, como a exploração do trabalho infantil e a situação de semi-escravidão dos cortadores de cana. O debate será rea- lizado na Sala 1 do Bloco O da Unesc e está aberto à comunidade.
Durante a tarde de hoje, Santin realiza também uma palestra, a li- deranças dos movimentos sociais e sindicais de Criciúma. O evento ocorre às 14 horas, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Criciúma, com o tema Análise da Conjuntura Nacional e a Perspectiva dos Movimentos Sociais. FONTE: A Tribuna ? SC