Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
O QUE O GOVERNO QUER ESCONDER
O que o governo quer esconder
WhatsApp

19 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
o que o governo quer esconder

Nas CPIs das ONGs e dos Cartões, o esforço da oposição é para quebrar sigilo de entidades ligadas a petistas e abrir gastos secretos da Presidência. Por ter maioria nas duas comissões, o Planalto barra qualquer iniciativa

Izabelle Torres e Leandro Colon

Pela Constituição, a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) é um direito da minoria no Congresso. Bastam as assinaturas de um terço dos parlamentares para que uma CPI seja instalada. O problema é que quem manda mesmo na investigação é a maioria. Uma contradição parlamentar: a minoria cria, mas não tem força para apurar, já que o regimento diz que as vagas da comissão devem ser distribuídas de acordo com a proporção partidária.

É o que vem ocorrendo nas CPIs das ONGs e dos Cartões. Criadas pela oposição, as duas comissões são dominadas pelo governo. Blindagem é o que não falta em torno dos sigilos de informações. Na CPI dos Cartões, a base aliada do Palácio do Planalto tem ampla vantagem: 16 votos a 8. Na das ONGs, a disputa é mais apertada: seis a cinco ou sete a quatro, dependendo do humor do PDT. Ontem, as duas comissões mostraram que dificilmente terão sucesso. E já respiram por aparelhos.

Na investigação dos cartões corporativos, o governo não deixa aprovar os requerimentos que pedem a abertura dos gastos sigilosos da Presidência da República com o sistema. São cerca de R$ 15 milhões somente no ano passado. Parlamentares do PSDB e do DEM apresentaram pedidos no sentido de receberem esses dados.

Na semana passada, a base do governo impediu essa votação. Pressionada, mas maioria folgada, a ala governista sugeriu um acordo: ouvir primeiro o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Félix, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, antes de apreciar esses requerimentos. A oposição não teve outra alternativa que não fosse aceitar. Não teria votos para vencer o governo.

Lacerda e Félix devem depor na semana que vem. Somente depois o embate sobre os gastos secretos será retomado. Setores mais inflamados da oposição defendem até abandonar a CPI caso o governo insista em blindar essas despesas. Uma hipótese, aliás, já cogitada pela própria presidente da comissão, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). Tucanos e democratas alegam que essa CPI só poderá avançar se conseguir ter acesso a essas informações. Isso porque o restante do material sobre os cartões corporativos está disponível no Portal da Transparência, site mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU). São dados já divulgados pela imprensa.

Outro requerimento que encontra resistências é o de convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ciente de que os governistas não deixariam essa convocação ser aprovada, a presidente da CPI adiou sua votação na semana anterior. Na próxima, será cobrada pelos colegas de oposição a colocá-la em votação.

Ontem, Marisa Serrano tentou mostrar reação. "Semana que vem temos condições de avançar muito mais. Não tenho conhecimento de uma CPI que em duas reuniões tenha chegado ao final. Peço que esperem mais uma semana", disse em referência aos fracos depoimentos dados ontem. "É preciso ter paciência para investigar", ressaltou.

Discussões

As divergências em torno da quebra de sigilos fiscal e bancário dominam as discussões do grupo de parlamentares que investiga irregularidades nos convênios firmados entre órgãos do governo e organizações não-governamentais (ONGs).

Ao todo, 35 requerimentos aguardam deliberação. A maioria deles pretende tornar públicos dados referentes a pessoas ligadas diretamente ao PT e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o caso, por exemplo, de Jorge Lorenzetti, amigo pessoal do presidente e ex-diretor da ONG Unitrabalho. A oposição acredita que o acesso às movimentações financeiras de Lorenzetti ajudaria nas investigações sobre o repasse de dinheiro público para as organizações. Por outro lado, governistas dizem que o requerimento representa uma retaliação do PSDB ao amigo do presidente porque ele consta na lista de suspeitos de participar da tentativa de compra de um dossiê contra tucanos, nas eleições de 2006.

Outra ONG alvo da oposição é a Conscienciarte. A instituição mineira recebeu mais de R$ 2,67 milhões de oito ministérios e da Secretaria da Igualdade Racial. Suspeita-se que os dirigentes da instituição são ligados a petistas.

Enquanto o impasse sobre a votação dos requerimentos permanece, restam as brigas de bastidores e ameaças. Presidente da comissão, o senador Raimundo Colombo (DEM-SC), autor da maioria dos pedidos de quebra de sigilos, disse que pretende deixar a CPI caso seus requerimentos não sejam votados até a próxima semana.

A pressão

35requerimentos que tratam da quebra de sigilos foram apresentados na CPI das ONGs

16 requerimentos estão na CPI dos Cartões e pedem o fim do sigilo dos gastos efetuados pela Presidência da República

análise da notícia

À espera de um fato novo

As CPIs das ONGs e dos Cartões já nasceram mortas no Senado. A das ONGs terminou o ano de 2007 escondida, completamente esquecida. Governo e oposição a deixaram de lado, enquanto se preocupavam com a votação da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Agora, tucanos e democratas tentam tirá-la da UTI. Apostam que essa comissão pode ser uma arma contra o governo em ano eleitoral. Muito difícil.

Já a CPI dos Cartões começou desacreditada. Nos bastidores, setores do PSDB trabalham junto com o governo para abafar as investigações. Tucanos temem que a CPI atinja algum ponto fraco do governo de Fernando Henrique Cardoso. O anseio de outros oposicionistas em aprovar a abertura dos gastos da Presidência da República é como dar murro em ponta de faca. Não adianta.

Sem perspectivas, essas CPIs estão à espera de um fato novo que possa impulsionar e pressionar as investigações. Um fato que, ao que tudo indica, não surgirá de dentro do Congresso. Terá que ser de fora para dentro. (LC) FONTE: Correio Braziliense ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico