Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA DO PAMPA
O Pampa precisa ser protegido!
WhatsApp

17 de Dezembro de 2021


Comunicação CONTAG - Arte: Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
dia do pampa

No dia 17 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do bioma Pampa. Reconhecido oficialmente como bioma em 2004, o Pampa se estende em uma área de 176.496 Km² no Rio Grande do Sul e nos países do Uruguai e Argentina. Correspondendo 63% do território do estado brasileiro e 2,1% do território nacional.

Cheio de vida, o Pampa abriga uma diversidade de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e plantas e também o aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do mundo. Ao todo são aproximadamente três mil espécies de plantas e quase 100 espécies de mamíferos.

Apesar da grande biodiversidade, o bioma tem sido esquecido ao longo do tempo, o que tem ocasionado perda progressiva da sua fauna e flora com o avanço da monocultura de soja, de florestas de eucalipto e pinus e de projetos de mineração. Só nos nove primeiros meses de 2020, a área queimada no Pampa foi a maior já registrada na série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que acompanha os dados desde 2002.

No bioma que deveria ser preservado, apenas 3,3% da sua vegetação encontra-se protegida, 2,4% em unidades de conservação de uso sustentável e 0,9% em unidades de conservação de proteção integral, de acordo com informações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)

Em contraponto ao modelo adotado pelo agronegócio, a agricultura familiar tem papel fundamental para a conservação do bioma, pois adota práticas sustentáveis, como a proteção de nascentes, plantio de árvores, cultivo sem o uso de agrotóxicos, distribuição de sementes crioulas, entre outras práticas que respeitam o meio ambiente.

Um exemplo vem lá do cerro do Jarau, no município de Quaraí, no oeste do Rio Grande do Sul, região do Pampa onde o Brasil faz fronteira direta com o Uruguai.

No Jarau, Guilherme Gazapina Schmidt e Kátia Lagreca Schmidt e os dois filhos, além da plantação de uma horta orgânica, da criação de gado leiteiro e de cavalos crioulos, trabalham na propriedade com o turismo rural. Uma oportunidade diária de conscientizar quem visita o local sobre a importância da preservação do bioma Pampa.

“Mantemos local sempre arrumado para receber os turistas. Muitosdeles são pesquisadores de universidades que vêm conhecer e estudar o cerro do Jarau. E a partir da orientação que a nossa família recebe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, conscientizamos quem nos visita sobre a importância da preservação do campo e do reflorestamento de árvores nativas no bioma Pampa”, compartilha a agricultora Kátia Lagreca Schmidt.

Guilherme diz que trabalhar com o turismo rural foi uma opção imposta pelas consequências do cultivo da monocultura que ao longo do tempo foi devastando o cerro do Jarau, deixando a terra improdutiva. Mas que aos poucos, através da conscientização de quem visita a propriedade no cerro, o campo, árvores e animais do Pampa estão voltando.

“O nosso trabalho de conscientização é fundamental para resgatar e preservar o Pampa. Aos poucos o campo vai brotando, os animais vão voltando e as árvores se multiplicando”, destaca o agricultor Guilherme Gazapina.

No dia do Pampa, a CONTAG mais uma vez ressalta a importância e a necessidade do poder público pensar normas ambientais e políticas públicas que priorizem a conservação e uso sustentável do bioma.

“Cabe ao poder público pensar normas ambientais e políticas públicas que priorizem a conservação e uso sustentável do bioma, de forma que seja salvaguardada a natureza, os povos do campo, as tradições e cultura do território Pampeano”, afirma a secretária de Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Sandra Bonetti.

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico