A Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio 2011 (PNAD) confirmou a tendência de envelhecimento da população brasileira. O país possui 23,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, representa 12,1% dos habitantes. Desse total, 8,5 milhões são aposentados(as) e vivem no campo e 1,7 milhão recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltado às pessoas sem direito à aposentadoria e em situação de vulnerabilidade.
A PNAD apontou que o número de idosos(as) no país dobrou nos últimos 20 anos. Em 1991, essa faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas. Esses dados levantam uma reflexão sobre o processo de envelhecimento ativo e saudável. Como estamos vivendo mais, é preciso incentivar a participação na sociedade, nas organizações sociais, nos Conselhos do Idoso, dentre outros. No entanto, quando essa mudança de hábito não acontece, podem surgir doenças crônicas, depressão, isolamento, e assim por diante.
A CONTAG, nestes quase 50 anos, luta pela defesa e fortalecimento das pessoas idosas que vivem no campo e que continuam trabalhando na terra, produzindo alimentos e participando ativamente do desenvolvimento brasileiro. As FETAGs e os STTRs também seguem essa linha. Muitos sindicatos têm convênios com farmácias, médicos, dentistas, supermercados e salão de beleza. Além disso, prestam orientações nos processos de aposentadoria, de garantia dos direitos dos idosos e no combate às irregularidades e fraudes no empréstimo consignado, por exemplo. No entanto, os idosos(as) demandam emergencialmente por políticas de acesso à saúde, terra e tecnologia da produção. DIA DE REFLEXÃO O Dia Internacional do Idoso(a), celebrado em 1º de outubro, é a data ideal para todos refletirem a situação de vida das pessoas com 60 anos ou mais, independente se moram no campo ou na cidade. O cenário mostra que esse público precisa romper as barreiras, as limitações sociais e culturais, participar ativamente da sociedade, promover mudanças e propor ações concretas que melhorem as condições de vida dos idosos.
O secretário da Terceira Idade da CONTAG, Natalino Cassaro, parabeniza a população idosa pelos anos vividos e deseja que o envelhecimento seja uma experiência positiva, acompanhada de oportunidades contínuas para a saúde, a participação e a segurança. “Nós, da CONTAG, queremos agradecer a todos os idosos que participaram e que participam do MSTTR, pelo seu papel importante na construção dessa história.” FONTE: Imprensa CONTAG